CI

VBP da avicultura sinaliza recuo em relação a 2015

O valor bruto da produção (VBP) do frango em 2016 tende a resultados inversos aos registrados em 2015, quando aumentou mais de 4%. 


O valor bruto da produção (VBP) do frango em 2016 tende a resultados inversos aos registrados em 2015, quando aumentou mais de 4%. 

Pelas mais recentes projeções da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura deve ficar pouco acima de R$50,4 bilhões, o que, em valores deflacionados pelo IGP-DI de abril passado, representa queda de 2,83% em relação ao VBP de 2015.

As previsões para o ovo – cujo VBP aumentou apenas 0,6% em 2015 – não são muito diferentes, ainda que o índice de redução previsto seja menor. A valores atuais, o VBP estimado tende a ficar muito próximo de R$12 bilhões, recuando 2,11% em relação ao ano passado.

A previsão de perda, porém, não está limitada ao frango e ao ovo, pode atingir toda a produção animal, dela não escapando nem mesmo o boi. E a redução maior deve atingir suínos e leite, cujos VBPs, pelas condições atuais, podem recuar perto de 11%. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.