Agronegócio

VBP da avicultura sinaliza recuo em relação a 2015

O valor bruto da produção (VBP) do frango em 2016 tende a resultados inversos aos registrados em 2015, quando aumentou mais de 4%. 
Por:
296 acessos

O valor bruto da produção (VBP) do frango em 2016 tende a resultados inversos aos registrados em 2015, quando aumentou mais de 4%. 

Pelas mais recentes projeções da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura deve ficar pouco acima de R$50,4 bilhões, o que, em valores deflacionados pelo IGP-DI de abril passado, representa queda de 2,83% em relação ao VBP de 2015.

As previsões para o ovo – cujo VBP aumentou apenas 0,6% em 2015 – não são muito diferentes, ainda que o índice de redução previsto seja menor. A valores atuais, o VBP estimado tende a ficar muito próximo de R$12 bilhões, recuando 2,11% em relação ao ano passado.

A previsão de perda, porém, não está limitada ao frango e ao ovo, pode atingir toda a produção animal, dela não escapando nem mesmo o boi. E a redução maior deve atingir suínos e leite, cujos VBPs, pelas condições atuais, podem recuar perto de 11%. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink