CI

VBP da carne de frango em 2010 já ultrapassou os US$30 bilhões

A maior contribuição para esse aumento veio do mercado interno


O valor, obviamente, jamais será exato, pois inúmeros caminhos levam a ele e cada um pode apresentar seu próprio resultado. Mas considerando o volume e o preço médio da carne de frango ofertada internamente e, ainda, as receitas das exportações mensais convertidas em real pelo preço médio do dólar no respectivo mês, conclui-se que o valor bruto da produção (VBP) da carne de frango nos 10 primeiros meses de 2011 ultrapassa, com certeza pela primeira vez, os R$30 bilhões.


Mantidos os mesmos parâmetros e comparados os resultados de 2011 com aqueles registrados no mesmo período de 2010 constata-se que o valor apontado registra incremento anual de, praticamente, 19%.

A maior contribuição para esse aumento veio do mercado interno, cujos dados são parcialmente estimativos (trimestre agosto-outubro de 2011). Eles indicam um aumento no volume ofertado da ordem de 6,4% e um aumento do preço médio de 15,5%, desempenhos que conduzem a uma receita quase 23% maior que a de janeiro-outubro do ano passado.

A contribuição das exportações foi menor não apenas em decorrência da quase estabilidade no volume exportado (+1,5%), mas como resultado principal da forte valorização do real em 2011. Assim, ainda que, em dólar, o preço médio e a receita cambial do frango exportado tenham registrado incrementos de, respectivamente, 19,74% e 21,12%, na conversão para o real o preço médio foi apenas 10,90% superior, enquanto o incremento da receita total ficou em 12,57%.






Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.