CI

Vegetais puxam alta de preços agrícolas em São Paulo

Os preços agrícolas no atacado em São Paulo tiveram alta de 0,58 por cento na primeira quadrissemana de outubro


Reuters - Os preços agrícolas no atacado em São Paulo tiveram alta de 0,58 por cento na primeira quadrissemana de outubro, com os produtos de origem vegetal puxando a variação positiva, informou o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão do governo, nesta quarta-feira. O preço do milho, que subiu 21,94 por cento em relação a setembro, colaborou para a alta. Outro grão importante, o trigo, subiu 13,97 por cento na quadrissemana.

"A alta nas cotações do milho é resultado do bom desempenho das exportações, que reduz a disponibilidade interna, associada ao aumento da demanda", informou uma nota do IEA. Com preços internacionais elevados, em função da maior destinação de milho para a produção de etanol nos Estados Unidos, o Brasil tem conseguido espaço no mercado internacional e deve mais que dobrar suas exportações do grão em 2007, para 10 milhões de toneladas.

Com relação ao trigo, embora o país tenha iniciado a colheita em setembro, os preços seguiram uma tendência internacional. Com as altas dos grãos, que incluem a soja (+11,36 por cento), associadas a aumentos da banana nanica, o índice de origem vegetal subiu 3,57 por cento. Quando a cana-de-açúcar, que tem forte peso no índice, é

excluída do cálculo, a alta é maior, de 9,53 por cento. Os produtos de origem animal, diferentemente de uadrissemanas anteriores, tiveram queda de 5,58 por cento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.