CI

Veja a atual situação das lavouras

Situação ainda continua desfavorável no oeste dos estados do Sul e sul do Mato Grosso do Sul


Foto: Arquivo

No último relatório do Monitoramento das Condições das Lavouras realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), existe uma perspectiva de que a situação das lavouras de soja no extremo sul do país tenha uma melhora em relação à situação hídrica. Ao mesmo tempo, nas lavouras ao norte, em particular TO e MA, a tendência é de que as chuvas mais frequentes sobre a região provoquem uma restrição nas lavouras de soja.

Por outro lado, a situação ainda continua desfavorável no oeste dos estados do sul e sul do MS. Mesmo com as expectativas do retorno de alguma chuva para o extremo sul, não haverá uma melhora significativa nas lavouras de milho. Porém em grande parte das áreas produtoras do país, as condições se encontram favoráveis, graças à melhor distribuição das chuvas na parcela central do país.

O que diz o Conab:

Soja: Em MT, 5% da área colhida. Perdas pontuais de qualidade por ataque de pragas. Em MS, persiste a falta de chuvas no Centro Sul, com expectativa de redução da produtividade. Em GO, as primeiras lavouras já estão em maturação, sob boas condições e devem apresentar rendimento satisfatório. No RS, há registro de germinação desuniforme e necessidade de replantio em áreas de plantio mais tardio. No PR, a colheita segue e deve ser adiantada devido à restrição hídrica que acelerou o ciclo. As condições são desfavoráveis em algumas regiões, com baixo rendimento.

Milho: No RS a estiagem segue afetando as lavouras. A semeadura chega a 95% e há grande possibilidade de não ser concluída na totalidade. Por outro lado, a colheita está acelerada, chegando a 20%. As perdas na produtividade se intensificam. Altas temperaturas, com ventos e baixa umidade limitam a aplicação de fertilizantes e herbicidas. No PR, primeiras lavouras colhidas no Sudoeste do estado. Escassez hídrica segue impactando o ciclo da cultura e reduzindo o seu potencial produtivo. Em GO, as condições da cultura estão boas, com mais da metade das lavouras já em enchimento de grãos.

Previsão

De maneira geral, as chuvas ficam bem distribuídas nesses próximos 7 dias. Não haverá a presença de nenhum sistema meteorológico significativo que possa provocar chuvas abrangentes neste período. O comportamento predominante dessas chuvas previstas, será de pancadas de verão provocadas pelo aquecimento diurno e a presença de umidade. Porém, essas instabilidades podem ocorrer em praticamente todo o território nacional. 

Assim, no Matopiba, as chuvas serão suficientes para manter o bom desenvolvimento dos cultivos de 1ª safra no Sudoeste do PI e no Oeste da BA. No TO e no Sul do MA, elas ocorrerão em excesso e poderão prejudicar o manejo e o desenvolvimento das lavouras em algumas áreas.

No centro-oeste as chuvas favorecerão os cultivos de 1ª safra, que se encontram majoritariamente em floração e enchimento de grãos, além do início da semeadura da 2ª safra. No Sudoeste do MS, as chuvas mal distribuídas e irregulares serão insuficientes para a recuperação do armazenamento hídrico no solo, mantendo-se a restrição às lavoura

Já no sudeste as chuvas aumentam o déficit hídrico no Oeste do estado. As condições de precipitação e de armazenamento hídrico no solo serão favoráveis para os cultivos de 1ª safra, a cana-de-açúcar e o café.

No sul, a previsão de baixos acumulados de chuva e de altas temperaturas persistem no Oeste da região e prejudicarão lavouras de feijão, milho e soja, principalmente no Noroeste do RS. Haverá uma leve melhora em relação às semanas passadas nas regiões Norte, Centro-Ocidental, Centro-Sul e Sudeste do PR, e no Sudoeste do RS, em função da previsão de chuvas nos próximos dias e da recuperação de parte do armazenamento hídrico no solo.

Material exclusivo e elaborado pela equipe Agrotempo;


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.