CI

Veja a previsão completa para a quarta-feira

Instabilidade segue forte na faixa norte


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quarta-feira (06/04) será marcada pelas chuvas volumosas e frequentes na faixa norte do país. Essas chuvas provocadas pelo corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical, podem ocorrer desde o RN até o AP. Outra região com potencial de chuvas nesta quarta é o centro sul do país, a presença de áreas de baixa pressão vão contribuir para a formação das nuvens carregadas. Essas chuvas poderão ser na forma de temporais passageiros na região sul e no sudeste, mesmo com os baixos volumes, algumas áreas ficam em estado de atenção para deslizamentos de terra, devido à grande quantidade de água no solo.

Em contraste com as regiões mais chuvosas, uma extensa região entre o centro e nordeste do país, fica sob o domínio de uma área de alta pressão que impede a formação das nuvens carregadas, mantendo o tempo mais seco nestas áreas. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte
As instabilidades terão uma boa distribuição sobre a região. Porém, as projeções indicam volumes inferiores aos registrados no dia anterior. Além disso, sobre o sul de RO e sul do PA, a tendência é de uma maior irregularidade das chuvas, com volumes abaixo dos 30 mm no decorrer do período. Já nas áreas do sul do TO e extremo norte de RR, o tempo será seco. 

Região Nordeste
O grande destaque continua sendo as chuvas provocadas pela Zona de Convergência Intertropical na faixa norte da região. Este padrão, típico da época do ano, mantém um corredor de umidade sobre a faixa norte, promovendo as condições para chuvas volumosas entre o norte do RN até a metade norte do MA. Ao mesmo tempo, uma massa de ar quente e seco domina o interior nordestino, impedindo a formação das nuvens carregadas nas áreas do oeste da BA, sul do PI, oeste de PE, SE e AL.

Região Centro-Oeste
A presença de uma massa de ar seco impede a formação das chuvas em boa parte da região. Entretanto, algumas instabilidades poderão surgir no centro e sul do MS, devido a proximidade com uma área de baixa pressão ao sul do país, e sobre o norte e noroeste do MT, as instabilidades da região amazônica mantém o potencial elevado para chuvas. Ao mesmo tempo, o dia será quente e seco entre o norte do MS, sul e leste do MT e todo o estado de GO.

Região Sudeste
As instabilidades remanescentes da última frente fria continuam atuando sobre a região. Contudo, a previsão indica baixos volumes de chuvas entre o norte de SP, sul de MG, RJ e sul do ES. Porém, mesmo com os volumes esperados sendo baixos, há o risco de deslizamento de encostas, devido à grande quantidade de umidade no solo, particularmente no RJ. A metade sul do estado paulista terá um tempo mais firme ao longo desta quarta e a metade norte de MG segue sob o domínio de uma área de alta pressão que impede a formação de nuvens carregadas.

Região Sul
A presença de uma área de baixa pressão, mantém as condições de instabilidades em algumas áreas da região. Em particular, no noroeste do RS, oeste de SC e sudoeste do PR, as chuvas podem ocorrer na forma de temporais, mas o volumes serão baixos. O tempo ficará firme boa parte do dia ao norte do PR e o dia todo na metade sul do RS. O amanhecer poderá ser ameno na campanha gaúcha, entretanto os termômetros seguem em elevação no período da tarde.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.