CI

Veja a previsão completa para a terça-feira

Termômetros chegarão os 35°C no oeste do RS


Foto: Marcel Oliveira

Nesta terça-feira (07/12) a presença de uma região de baixa pressão na costa do sudeste, mantém as condições para a manutenção da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Com isso, existe ambiente favorável para o registro de fortes temporais com chuvas volumosas e indícios de tempo severo entre o norte de MG e sul da BA. Aliás, a ZCAS favorece o alinhamento das instabilidades em uma ampla área que cobre grande parte da Região Norte, faixa norte do Centro-Oeste e do Sudeste, além do oeste e sul do Nordeste.

A tendência para os próximos dias, mostra a permanência da ZCAS até pelo menos o início da próxima semana. Indicando volumes expressivos de chuva na faixa que atravessa o centro-norte do país passando pelo AM, sul do PA,  norte do MT, TO, MA, sul do PI, oeste e sul da BA, norte de MG até o ES, RJ e leste de SP. Em alguns pontos como no sul da BA e norte de MG, as projeções mostram volumes superiores aos 150 mm nos próximos 7 dias. Mas dada a dinâmica das chuvas neste verão esses volumes podem ser ultrapassados. Por outro lado, a região sul continua experimentando um período de pouca chuva, sendo que no decorrer desta semana os maiores volumes esperados ficam próximos dos 50 mm apenas no litoral dos estados de SC e PR. Ao passo que no interior da região os valores variam entre 10  e 20 mm. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As instabilidades associadas à termodinâmica (calor e umidade), sendo esta uma característica da época do ano, contribui para o registro de chuvas em todas as áreas da região norte. Os maiores volumes poderão ser registrados ao norte do AM, RR e leste do PA superando a marca dos 50 mm pontualmente. 

Região Nordeste.
A ZCAS mantém o corredor de umidade entre o MA, PI, oeste e sul da BA, dando condições para chuvas volumosas nessas regiões. Vale mencionar que, no sul da BA, as instabilidades poderão ser intensas na forma de temporais e acompanhadas de granizo isolado. Por outro lado, do norte da BA até o norte do CE o domínio será de uma massa de ar seco, mantendo também as temperaturas mais elevadas. 

Região Centro-Oeste 
Com a presença da ZCAS e da Alta da Bolívia, as instabilidades ficam bem distribuídas sobre a metade norte da região, dando condições para pancadas de chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensas entre a tarde e noite. O padrão dessas chuvas seguem uma característica de verão, na forma de pancadas isoladas que podem ser localmente fortes. Já na metade sul do MS, o predomínio continua sendo da massa de ar seco, associada a uma região de alta pressão, e com a menor presença de nuvens as temperaturas no período da tarde tendem a ser mais elevadas. 

Região Sudeste
A permanência da região de baixa pressão na costa da região, contribui para a manutenção da ZCAS, promovendo condições para mais um dia de registro de chuvas intensas sobre MG e ES, com potencial de tempo severo e chuvas intensas. Na média das projeções os volumes superam a marca dos 80 mm, no entanto algumas previsões apontam para volumes superiores aos 150 mm no decorrer do dia ao norte de MG e norte do ES, inclusive com o potencial para queda de granizo. No leste de SP também chove, sendo que no Vale do Paraíba essa chuva pode ser forte. 

Região Sul
A presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - no litoral da região e a influência da umidade do mar mantém as condições para o registro de chuvas em alguns pontos do leste de SC e leste do PR. Contudo os volumes serão menores do que os registrados no dia anterior, além de diminuir também as condições de chuvas sobre o estado gaúcho. O amanhecer será ameno na serra catarinense e os termômetros superam os 35°C no oeste do RS.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.