CI

Veja a previsão do tempo para esta quarta-feira (22)

Clima a formação de nuvens carregadas sobre grande parte da região Norte e Centro-Oeste


Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira (22/12) o predomínio do tempo terá o domínio do sistema de ventos em 10 km de altitude, conhecido como Alta da Bolívia. Além disso, o forte calor e a alta disponibilidade de umidade atuando em conjunto com o levantamento de ar, favorecem a formação de nuvens carregadas sobre grande parte da região Norte e Centro-Oeste. Na região Nordeste, o corredor de umidade que liga a floresta amazônica com o oceano, promove as condições de chuvas no interior da região. Já no centro-sul do país, o fortalecimento de uma área de baixa pressão favorece a ocorrência de chuvas entre a região sul e litoral do sudeste. 


Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba a previsão para a sua cidade aqui

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte

As chuvas poderão ser registradas em grande parte da região norte, porém, com a entrada dos ventos do quadrante leste mais intensos sobre o norte do PA, o tempo ficará firme sobre a região. Ao mesmo tempo, as chuvas poderão ser intensas sobre o sul do PA e TO, com acumulados pontuais superando os 60 mm no decorrer do dia. Bem como ao extremo norte do AP, que poderá registrar chuvas superiores aos 80 mm, devido à grande quantidade de umidade na região.

Região Nordeste

As instabilidades continuam atuando sobre a grande região do Matopiba, ao mesmo tempo que as condições para chuvas diminuem no norte da região nordeste. Um dos fatores que está contribuindo para a manutenção das chuvas é um corredor de umidade ligando a região amazônica com o oceano, favorecendo o suporte de umidade na região. As projeções indicam que as chuvas ficam bem distribuídas sobre todo o estado da BA, metade sul do MA e do PI, com os maiores acumulados previstos para o oeste baiano, superando os 50 mm pontualmente. Algumas instabilidade poderão atingir o estado de AL, oeste de PE, e extremo sul do CE. Apesar das condições para chuvas serem baixas, existe a possibilidade do registro de pancadas isoladas entre o litoral de SE ao RN. 

Região Centro-Oeste

Em praticamente todas as áreas da região há condições para o registro de chuvas, graças a presença da Alta da Bolívia e a alta disponibilidade de umidade. Sobre o MS, as instabilidades serão irregulares e pontuais, sem perspectivas de volumes expressivos no decorrer do dia. Contudo, sobre o MT e grande parte do estado do GO as chuvas ficam bem distribuídas com a perspectiva dos maiores volumes ocorrerem no nordeste do MT, superando a marca dos 60 mm pontualmente.  Apesar das condições de chuvas, sobre a região do Bolsão Sul-Mato-Grossense e extremo sul do GO, o predomínio será de tempo seco. 

Região Sudeste

As projeções indicam o retorno das chuvas para o leste do estado de SP e o aumento das instabilidades sobre o norte de MG. O principal fator que vai favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o leste paulista, é a presença de uma área de baixa pressão no oceano, essas instabilidades poderão atingir também o sul do RJ e o Vale do Paraíba. Por outro lado, no oeste paulista, triângulo e sul de MG o tempo continua seco e com o predomínio da massa de ar quente. 

Região Sul

As chuvas ganham abrangência nesta quarta-feira sobre a região sul, devido ao aprofundamento de uma área de baixa pressão. Desta forma, as pancadas poderão ocorrer desde a metade norte do estado gaúcho até o sul e leste do PR. No entanto, o comportamento esperado para as chuvas segue um padrão irregular. Ainda existe a possibilidade do registro de eventos relacionados a tempo severo como queda de granizo e vendavais, sobretudo no leste de SC, mas não se descarta a ocorrência deste tipo de evento de maneira isolada nas demais regiões.

Veja os mapas destaques para hoje:

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.