CI

Veja como fica o tempo na quarta-feira

As chuvas poderão ser localmente fortes no sul da região nordeste e com o registro de temporais acompanhados de granizo


Foto: Arquivo

Nesta quarta-feira (13/10) um extenso corredor de umidade que avança do norte da região norte até a costa sudeste, contribui para a formação de nuvens carregadas sobre boa parte do centro-norte brasileiro. As chuvas poderão ser localmente fortes no sul da região nordeste e com o registro de temporais acompanhados de granizo. A queda de granizo também poderá ser registrada no extremo sul do país, devido ao aumento das instabilidades provocadas por uma região de baixa pressão nos países vizinho e o forte suporte de ar quente e úmido carregado pelos Jatos de Baixos Níveis.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.  
Saiba a previsão para a sua cidade aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As projeções apontam para uma diminuição das chuvas sobre parte da região, sobretudo nos volumes previstos e a distribuição mais irregular dessas chuvas. As áreas com maiores volumes ficam ao norte do AM e RR, mesmo assim ficam abaixo dos 20 mm no decorrer do dia. Sobre o Sul do AM, RO e Sul do PA, a tendência indica pancadas passageiras, o que não provoca volumes significativos no final do período. Sobre o TO, as instabilidades terão uma boa distribuição podendo ocorrer em todas as áreas do estado e a qualquer momento do dia. Já sobre o norte do PA, AC e AP o predomínio será de sol. 

Região Nordeste
Um corredor de umidade entre a região norte do Brasil em direção ao oceano, garante o registro das instabilidades sobre o sul do MA, sul do PI e sul da BA. Inclusive no sul baiano as chuvas poderão ser localmente fortes, com potencial para queda de granizo e provocar acumulados expressivos em um curto período de tempo. Já na metade norte da região nordeste, o predomínio será de sol e tempo seco. ao norte do PI e norte do MA, os termômetros poderão marcar temperaturas superiores aos 40°C ao passo que no sul da BA, as máximas ficarão abaixo dos 30°C.

Região Centro-Oeste
Um corredor de umidade indo da região norte do Brasil em direção ao oceano, mantém as condições para chuvas sobre a metade norte da região centro-oeste. Essas instabilidades terão uma boa distribuição sobre o MT e GO, sendo que os maiores volumes ficam para o estado Goiano e DF. Em alguns pontos os acumulados poderão se aproximar dos 30 mm, mas de maneira isolada. Já no sul do MT e sul do GO, as condições para chuvas são menores, ao passo que o predomínio do tempo sobre o MS será do sol. Com a maior presença das chuvas, o calor poderá aliviar, mas na região do Pantanal os termômetros continuam registrando marcas elevadas.

Região Sudeste
Um corredor de umidade indo da região norte do Brasil em direção ao oceano, mantém as condições para chuvas sobre o norte de MG. As chuvas poderão ocorrer a qualquer momento do dia e na forma de fortes temporais, provocando chuvas volumosas em um curto período de tempo, com potencial para queda de granizo. Outro sistema que favorece a ocorrência de chuvas sobre a região, são os ventos do quadrante leste/nordeste na costa, associados à uma alta pressão no oceano, contribuindo com o suporte de umidade necessária para e consequentemente a formação de nuvens carregadas. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de granizo no ES e norte do RJ. Já no leste de SP, as chuvas poderão ocorrer, mas de maneira fraca e pontual.

Região Sul
A aproximação de um sistema de baixa pressão pela fronteira com os países vizinhos irá provocar o aumento significativo das instabilidades sobre o oeste do RS e extremo oeste de SC. As chuvas poderão ser localmente fortes na forma de tempestades acompanhadas de muitos raios, vendavais e potencial elevado para queda de granizo. Em alguns pontos os acumulados poderão superar a marca dos 40 mm, especialmente no sudoeste gaúcho. Outra região com potencial para chuvas é o leste e nordeste de SC, devido à grande influência dos ventos oceânicos que fornecem uma grande quantidade de umidade sobre a região. No leste do RS, região central de SC e boa parte do PR o tempo seguirá firme, com gradativa elevação nas temperaturas.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.