CI

Veja como fica o tempo nesta semana

Chuvas vão se concentrar no Sudeste e no Centro-Oeste


Foto: Pixabay

A presença de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) – uma área onde os ventos na parte mais alta da atmosfera (cerca de 10Km) giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desçam para a superfície e nas bordas deste sistema, ocorre formação de nuvens – com o centro no sul do Piauí permanece na região nordeste até a manhã de quarta-feira (9), depois segue para leste no final do dia e na quinta-feira (10) atuará no sul do Ceará e permanece até o sábado (12) deslocando-se para o oeste da Paraíba.

A influencia desse sistema deixará o interior do Nordeste sem chuva durante essa semana, apenas no sul e oeste da Bahia e no Maranhão é que terá condições de pancadas de chuva nesse período.

Por outro lado, a circulação anticiclônica atuará no oeste do continente e o centro estará oscilando do noroeste da Bolívia ao litoral sul do Peru até o final da semana (11). O que pode influenciar o tempo no sudoeste de Mato Grosso a Minas Gerais e sul do Espírito Santo, e também a presença de cavados – regiões alongadas de baixa pressão – influenciarão o tempo entre o Mato Grosso do Sul e o Rio de Janeiro.

Nessa segunda-feira (07) a presença de cavado, entre o oeste de Santa Catarina e o Mato Grosso do Sul, contribuirá para as pancadas de chuva desde o estado catarinense ao Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, onde deverá aumentar a umidade nesse setor. Aliado a isso, a influência de correntes de jato – corredor de ventos intensos em níveis mais altos (cerca de 10Km) –  aumentará as condições para pancadas de chuva forte e isoladas no norte do Paraná, interior paulista, Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul e em grande parte de Minas Gerais, mas principalmente da zona da mata ao triângulo e região central mineira.

Também áreas do litoral de Santa Catarina e do Paraná, no nordeste e litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo terão condições para chuva forte e acumulados de chuva expressivos, devido a influencia da umidade que vem do mar. A formação de um canal de umidade entre a Amazônia e o litoral do Sudeste, vai se configurar como um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país sobre parte da Região Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste –  onde juntamente com a influencia de instabilidades deixarão áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais com condições para chuva forte e risco de temporais isolados na terça-feira (08).  

A formação de um centro de baixa pressão com fraca intensidade na costa paulista, aumentará o fluxo de umidade e dará condições para chuva forte no RJ, em MG e no ES nos dias 09, 10 e 11/12. Portanto, com a presença da ZCAS essa semana o Sudeste e o Centro-Oeste terão chuva expressivas e temporais isolados e esse sistema deverá atuar até o dia 11/12. Durante a presença dessa ZCAS a Região Norte terá pancadas de chuva forte e isoladas. Na região Sul a tendência é das chuvas ficarem mais concentradas na faixa leste e litoral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.