CI

Venda de café cresce 32% na entressafra

Os produtores de café estão mostrando que entressafra não significa retração dos negócios


Os produtores de café estão mostrando que entressafra não significa retração dos negócios. A comercialização de café pelas cooperativas brasileiras no mês de março registrou um crescimento de 32,6% e totalizou 1,32 milhão de sacas de 60 quilos ante as 996,5 mil sacas vendidas em março do ano passado. "Normalmente não vendemos tanto café nesta época do ano, mas os produtores aproveitaram os bons preços para fazer caixa, pagar as dívidas do passado e se preparar para a colheita da próxima safra", afirma Maurício Miarelli, novo presidente do Conselho Nacional do Café (CNC).

As vendas maiores de café significaram também aumento no recebimento nas cooperativas. Os dados do CNC mostram que no mês passado entraram nas cooperativas brasileiras 157,54 mil sacas, volume que supera em 13,2% o volume de café recebido em março do ano passado. "Esta safra está sendo maior do que a anterior e por esse motivo estamos recebendo mais café. Além disso, o produtor aprendeu com os erros do passado e se conscientizou que é melhor garantir do que esperar os preços subirem e ter uma surpresa ruim", afirma Miarelli.

Com o aumento do recebimento no mês passado, o café armazenado nas cooperativas aumentou. Em comparação a março de 2004, o crescimento foi de 23,8%, passando de 3,21 milhões para 3,98 milhões de sacas. Em relação a fevereiro, no entanto, os estoques apresentam uma queda de 22,6%, uma vez que em fevereiro, os estoques de café das cooperativas era de 5,14 milhões de sacas.

Na última sexta-feira, Miarelli foi eleito o novo presidente do CNC, sucedendo Oswaldo Henrique Paiva Ribeiro. A principal meta de Miarelli é transformar a administração do conselho em uma gestão profissional. "Em maio anunciaremos o nome do novo diretor-executivo, que será uma pessoa de mercado e não um produtor", afirma Miarelli.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.