Venda de frango cresceu para o Oriente Médio e África

Agronegócio

Venda de frango cresceu para o Oriente Médio e África

As exportações para a África e para o Oriente Médio, segundo a Abef, foram as únicas que cresceram no período
Por:
234 acessos

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) o Oriente Médio e a África sustentaram as exportações brasileiras de frango no primeiro semestre. Os embarques totais de frango somaram 1,8 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2009, uma retração de 1,9% em relação ao mesmo período de 2008.

As exportações para a África e para o Oriente Médio, segundo a Abef, foram as únicas que cresceram no período. As exportações para o Oriente Médio (principal mercado do frango brasileiro) somaram 654 mil toneladas, um aumento de 17% em relação ao primeiro semestre de 2008. Já as exportações para a África cresceram 28%, somando 162 mil toneladas entre janeiro e junho de 2009.

Ainda de acordo com a Abef, uma das razões para o crescimento das vendas ao Oriente Médio, especialmente em junho, é a formação de estoques para o ramadã e o período de feriado que se segue ao mês do calendário islâmico, que este ano deve ir de 22 de agosto a 19 de setembro. Durante esse mês os muçulmanos ficam em jejum durante o dia, mas é costume a realização de grandes refeições após o pôr-do-sol.

Quatro países árabes ficaram entre os 10 principais destinos do frango brasileiro no primeiro semestre de 2009, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e Iraque.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink