CI

Venda de soja no MT evoluiu menos que o esperado

Escoamento precário e preços desestimularam comercialização


A comercialização de soja de Mato Grosso evoluiu menos que o esperado, atingindo 75,9% no mês de março de 2013, 4,3% a menos que no ano passado. Segundo o Boletim Semanal de Soja, elaborado pelo Imea, esse avanço nunca foi visto no período, já que o Estado está em plena colheita.


O motivo para esta queda na evolução foi o escoamento precário, que pesou fortemente nos negócios. As 18,3 milhões de toneladas já vendidas estão sofrendo com atrasos para o transporte de caminhão até o porto, por falta de caminhões e más condições das estradas, grandes filas para descarregamento no terminal de Alto Araguaia e dias de espera para esvaziar os caminhões nos portos, principalmente Santos e Paranaguá. A preocupação das tradings em cumprir os contratos já realizados fez com que diminuíssem a procura por mais grãos.

Outro fator que influenciou a venda da soja foi a redução do preço médio ao produtor no último mês, que caiu de R$ 49,30/saca para R$ 48,87/saca. De acordo com a Instituição, essa situação de baixa comercialização deverá se estender até uma definição dos meios de escoamento nacional e de uma reação dos preços no mercado interno, atraindo vendedores e compradores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.