CI

Vendas de adubos no Brasil batem recorde em outubro

As culturas perenes, como cana-de-açúcar, café e laranja, têm influenciado positivamente as vendas desde o início do ano


As vendas de fertilizantes no Brasil bateram recorde histórico em outubro, com as entregas atingindo 3,4 milhões de toneladas, informou a Anda (Associação Nacional para a Difusão de Adubos).

A comercialização de adubos aumentou 7,8 por cento em relação ao volume verificado no mesmo período de 2005 (3,153 milhões de toneladas), o recorde mensal anterior.

O aumento das vendas, segundo a Anda, ocorreu principalmente devido ao regime de chuvas favoráveis ao plantio da safra de verão e à melhora dos preços internacionais de grãos, que também incentivou uma maior procura por adubos.

Além disso, as culturas perenes, como cana-de-açúcar, café e laranja, também têm influenciado positivamente as vendas desde o início do ano.

Em entrevista na semana passada, o diretor executivo da Anda, Eduardo Daher, havia afirmado que as vendas estiveram aquecidas em outubro e continuavam fortes em novembro, e que provavelmente o recorde seria batido em outubro.

A entidade ainda não havia contabilizado todos os dados.

Com o bom resultado de outubro, as vendas no acumulado de 2006 somaram 16,37 milhões de toneladas, quase ultrapassando o volume comercializado no mesmo período do ano passado (16,51 milhões de toneladas, queda de 0,8 por cento).

Entretanto, ainda estão distantes de 2004, um dos melhores anos do setor, quando nos dez primeiros meses do ano as empresas venderam 19 milhões de toneladas.

A importação de fertilizantes em outubro subiu 25,9 por cento, para 1,55 milhão de toneladas, ante o mesmo mês de 2005.

Já a produção nacional, que responde por uma parcela menor do consumo brasileiro, ficou em 874,1 mil toneladas, ante 760,2 mil em outubro de 2005.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.