CI

Vendas de etanol em outubro atingem maior volume da safra 2017/18

Vendas de etanol pelas usinas e destilarias do centro-sul do Brasil alcançaram 2,46 bilhões de litros em outubro


As vendas de etanol pelas usinas e destilarias do centro-sul do Brasil alcançaram 2,46 bilhões de litros em outubro, alta de 15,21 por cento na comparação com igual mês do ano passado, sendo o maior volume mensal da atual safra 2017/18, informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta segunda-feira.

A quantidade refere-se ao somatório de vendas para o mercado interno (2,29 bilhões de litros) e para o externo (171,96 milhões de litros).

“Esse resultado decorre principalmente da ampliação das vendas de etanol hidratado ao mercado interno. Estas totalizaram 1,50 bilhão de litros, aumento de 21,66 por cento sobre os 1,23 bilhão de litros apurados em outubro de 2016”, destacou a Unica.

O hidratado vem se mostrando atrativo para as usinas desde agosto, na esteira de mudanças tributárias envolvendo as alíquotas PIS/Cofins que tornaram o biocombustível mais competitivo que a gasolina em postos do país.

“Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, há dez semanas consecutivas abastecer com etanol é mais econômico”, citou a Unica.

Especificamente para a segunda metade de outubro, o volume comercializado de hidratado no mercado doméstico atingiu 839,63 milhões de litros, alta de 32,48 por cento na comparação anual e o segundo maior valor já observado para uma quinzena, superado apenas pelos 877,33 milhões de litros registrados na última quinzena de outubro de 2015.

Em relação ao etanol anidro, as vendas ao mercado interno somaram 794,46 milhões de litros em outubro de 2017 (queda de cerca de 4,7 por cento).

As exportações totais de etanol alcançaram 171,97 milhões de litros em outubro, dos quais 79 por cento foram de etanol anidro, concluiu a Unica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.