CI

Vendas de fertilizantes no Brasil crescem 4,1% no 1º semestre

A produção nacional também cresceu no semestre, atingindo 4,2 milhões de toneladas


As vendas de fertilizantes no Brasil fecharam o primeiro semestre com um aumento de 4,1 por cento na comparação com volume entregue no mesmo período do ano passado, somando 8,61 milhões de toneladas, informou a Anda (Associação Nacional para a Difusão de Adubos) nesta quarta-feira (14).

O resultado, embora melhor do que o obtido na primeira metade de 2009, quando o país teve um volume de 8,27 milhões de toneladas comercializado, ficou bem abaixo do verificado em 2008 (11,4 milhões de toneladas), ano em que houve uma forte antecipação de vendas.

Neste ano, o setor de fertilizantes espera que as entregas voltem a ter uma sazonalidade verificada no passado, concentrando 65 por cento da vendas no segundo semestre.

Especialistas esperam que as entregas encerrem 2010 com aumento de cerca de 5 por cento em relação a 2009, com um ligeiro crescimento esperado para a área de soja na próxima safra, mas também com mais investimentos nas lavouras de cana, café, laranja e algodão.

A produção nacional de fertilizantes também cresceu no semestre, atingindo 4,2 milhões de toneladas, ante 3,7 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.

Mas as importações do Brasil, que importa a maior parte do que consome, aumentaram mais, para 5,9 milhões de toneladas nos primeiros seis meses de 2010, contra 3,3 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2009, num período em que o setor buscava escoar estoques acumulados ao final de 2008.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.