CI

Vendas de sêmen Hereford e Braford registram aumento importante em 2020

Conforme a ABHB com dados da Asbia, o crescimento ficou acima de 92% no Hereford e de 100% no Braford


Foto: Marcel Oliveira

As raças Hereford e Braford registraram crescimento significativo na venda de sêmen no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2018 e 2019. Este aumento foi constatado no relatório deste ano da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). De acordo com este levantamento, o Brasil deve comercializar este ano, no total, mais de 20 milhões de doses de sêmen.

No Hereford houve um aumento de mais de 92% e no Braford de cerca de 103% na comercialização de sêmen. O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Dornelles, destaca que este crescimento mostra o resultado de todo o trabalho realizado pela entidade nos últimos anos, como o programa de melhoramento genético, e suas parcerias. “A Embrapa, por exemplo, além de toda uma assistência muito importante, confere confiabilidade e segurança em todos os dados que são divulgados”, observa.

A raça Hereford, com sua característica ancestral de grande capacidade de adaptação, tornou-se ferramenta indispensável nos programas de cruzamento industrial. A grande pressão de seleção ocorrida ao longo de mais de um século no Brasil conferiu à raça um excelente desempenho, sendo sinônimo de produção de carne de alta qualidade e maciez, tanto a pasto quanto em regime de confinamento. Possuem temperamento dócil, o que facilita o manejo humano. As fêmeas apresentam grande fertilidade e habilidade materna, entram em reprodução aos 14 meses pesando em média 280 quilos. Têm aptidão para alta longevidade produtiva dentro dos rebanhos.

Já a raça Braford está presente em todas as regiões brasileiras e é bastante utilizada no cruzamento industrial. A pelagem chamada “camiseta”: corpo vermelho, cara branca e pigmentação ocular, associado ao grau de sangue final três oitavos Zebu e cinco oitavos Hereford é o denominado “padrão Mercosul”, o mais procurado pelos produtores. Entretanto, a grande variabilidade de biótipos conferida pelos diferentes graus de sangue pode ser explorada de acordo com cada ambiente. Do zebuíno herdou a rusticidade e alta resistência aos ectoparasitas. Do Hereford, a habilidade materna, alta fertilidade, bom temperamento e a produção de carne de alta qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.