CI

Vendas de tabaco de SC e PR para China podem ser autorizadas este ano

Análises laboratoriais desses estados são similares aos do RS


Resultados das análises laboratoriais desses dois estados são similares aos do Rio Grande do Sul, que já exporta para o país asiático

O Governo brasileiro tem a expectativa de serem aprovadas ainda este ano as exportações de tabaco produzido nos estados de Santa Catarina e Paraná para a China. A informação foi dada pelo diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cósam Coutinho, durante reunião da Câmara Setorial do Tabaco, que se reuniu nesta quarta-feira, 26 de setembro, no auditório menor do Mapa.


De acordo com Coutinho, os resultados das análises laboratoriais desses dois estados são similares aos do Rio Grande do Sul, que já exporta para o país asiático. “A China está interessada nas folhas de tabaco da região Sul. Caso seja enviada uma missão de autoridades sanitárias daquele País à região em 2012, provavelmente ainda este ano os estados de Santa Catarina e Paraná já sejam autorizados a exportar o produto”, afirmou.

O objetivo da missão é auditar o processo de cultivo, armazenamento e transporte, assim como avaliar, conjuntamente com técnicos do Mapa, os resultados de monitoramento e análise das folhas de tabaco produzidas nesses estados.

Após a vinda das autoridades chinesas ao Brasil, a expectativa é de que seja assinado um protocolo para autorizar as exportações. Esse documento seria o reconhecimento oficial de que as duas unidades da federação são livres da praga quarentenária Peronospora tabacina, que é o fungo causador da doença denominada mofo azul do tabaco.

Recentemente, dois estados da região Nordeste foram autorizados a vender o produto para os chineses. A expectativa é que o Brasil irá exportar, por ano, cerca de US$ 200 milhões em folhas de tabaco para produção de charutos produzidos na Bahia e Alagoas, com a geração de cerca de 50 mil empregos diretos e deverá revitalizar 40 municípios em torno do pólo de Cruz das Almas no Recôncavo Baiano.


Produção

Durante a reunião da Câmara Setorial do Tabaco, ainda foram apresentados os dados da produção da região Sul. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o total de produtores durante a safra 2011/12 foi de 165,1 mil em 652 municípios. A produção no período foi 727,5 mil toneladas em 324,6 mil hectares de área plantada, cujo faturamento foi de R$ 4,5 bilhões, alta de 11% em relação à safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.