CI

Vendas de tratores crescem 1% em março


A volta dos recursos para financiamento do Moderfrota fizeram com que as vendas de máquinas agrícolas (tratores e colheitadeiras) no mercado interno no mês de março registrassem discreto crescimento de 1% em relação às vendas registradas no mesmo período do ano passado. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea), a venda de máquinas foi de 3,2 mil unidades, ante de 3,1 mil unidades em março de 2002.

No acumulado do primeiro trimestre, no entanto, o comércio de tratores e colheitadeiras no mercado interno registra queda de 10,4%. Nos três primeiros meses de 2003 a Anfavea registrou a venda de 7,2 mil unidades e máquinas agrícolas, enquanto no mesmo período do ano passado o volume negociado foi de 8,1 mil unidades.

A queda no primeiro bimestre do ano, provocada pelo término dos recursos do Moderfrota, é apontada como o principal motivo da retração no trimestre.

"Apesar da queda no trimestre estamos convergindo para o zero. Em dois meses deveremos eliminar a queda para no segundo semestre iniciarmos um movimento de crescimento das vendas no mercado interno", afirma Persio Pastre, vice-presidente da Anfavea e executivo da Case-New Holland.

Cláudio Costa, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea) e executivo da Valtra do Brasil, diz que os negócios realizados nos meses de janeiro e fevereiro foram à vista. "Não existia nenhuma linha de financiamento para o produtor, o que reduziu as vendas."

O executivo acredita que o mercado se mostra agressivo com a expectativa da safra recorde de grãos este ano. "Nem mesmo a queda do dólar deve afetar os negócios, já que os produtores fixaram a taxa de câmbio no ano passado. O produtor não perderá renda este ano com a queda do dólar", afirma.

Para Pastre, o aumento do uso de defensivos e fertilizantes significa elevação da produtividade, da competitividade e conseqüente aumento do uso de tecnologia. "Com o Moderfrota é possível ter mais segurança de que os resultados serão atingidos", afirma Pastre.

Exportações no mês

As exportações de máquinas agrícolas no mês de março registraram crescimento de 162,4% em relação às vendas realizadas em março de 2002. No mês passado, as empresas embarcaram para o mercado externo 1,51 mil unidades, ante a exportação de apenas 577 unidades no mesmo período de 2002, segundo a Anfavea.

Em receita, o crescimento das exportações do mês de março também foi significativo. Os embarques geraram uma receita de US$ 82,88 milhões, desempenho 78,4% superior ao registrado em março de 2002, quando as exportações somaram US$ 46,46 milhões. As exportações do primeiro trimestre apresentam um crescimento de 93,9% em volume, para 3,77 mil unidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.