Vendas externas de suco de laranja continuam estáveis
CI
Agronegócio

Vendas externas de suco de laranja continuam estáveis

Por:

As exportações brasileiras de suco de laranja congelado e concentrado somaram 44,9 mil toneladas em fevereiro, volume 42% menor que o total embarcado em igual período do ano passado. "As vendas de fevereiro foram antecipadas para o mês de janeiro", diz Ademerval Garcia, presidente da Associação Brasileira dos Exportadores Cítricos (Abecitrus).

No mês de janeiro, as vendas de suco no mercado externo somaram 121,5 mil toneladas, um volume 33,9% maior que janeiro de 2002. O volume embarcado entre dezembro e fevereiro foi de 271,4 mil toneladas, 10% maior que as vendas realizadas em igual período do ano passado. O principal mercado do produto brasileiro é a União Européia, que responde por 70% das vendas do país. As exportações brasileiras devem se manter estáveis em relação ao ano passado, se situando em 1,1 milhão de toneladas e US$ 1,3 bilhão.

"Os custos de produção maiores devem reduzir as margens de lucro das empresas", diz Garcia. A guerra entre Estados Unidos e Iraque não causou, até o momento, impacto nas vendas externas de citros.

Cotação internacional

Os contratos futuros do suco de laranja congelado e concentrado foram negociados em queda de 1,1% no pregão de ontem da bolsa de Nova York. Os embarques programados para julho do suco encerraram cotados a 86,60 centavos de dólar por libra-peso. A queda foi atribuída às vendas especulativas por parte dos fundos.

O bom desenvolvimento dos pomares norte-americanos, que se encontram em fase de floração, deram suporte às vendas do dia. Além disso, as condições climáticas são benéficas ao desenvolvimento dos pomares nas próximas semanas. O cinturão de citros da Flórida deve receber um bom volume de chuvas até o dia 6 abril.

O mercado aguarda o relatório sobre estimativa da safra do Brasil, que será divulgado nas próximas semanas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA). A previsão é de que a safra brasileira sofra queda de 10%, para 310 milhões de caixas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.