Verão chega com boas perspectivas para a agricultura no PR

Agronegócio

Verão chega com boas perspectivas para a agricultura no PR

O bom desempenho das lavouras, provocado em parte pelas chuvas, está animando os agricultores
Por: -Deonir Spigosso
6 acessos

O verão se inicia oficialmente nesta quinta-feira (21-12), a partir das 21h22, com uma forte indicação que o período mais quente do ano também deverá ter muita chuva. Uma frente fria que chegou nesta madrugada de quinta-feira na região sul do Brasil trouxe mais chuvas, que devem atingir todo o sudoeste do Paraná, inclusive os municípios que não receberam as últimas pancadas. A freqüência das chuvas na grande maioria dos municípios da região também está animando os agricultores, que prevêem uma das melhores safras dos últimos anos.

Previsão climática

O bom desempenho que o tempo tem demonstrado neste ano também deve continuar para os próximos meses, revelou o metereologista do Simepar, Cezar Duquia. Segundo ele, a previsão é de que ocorra um final de ano chuvoso. “Pelo que temos observado, a tendência é que teremos um verão normal de chuvas, comparado com os anos anteriores de estiagens, com maior precipitação pluviométrica. Para o Sudoeste devemos ter um início do El Niño, mas com fraca incidência, seguido de chuva e muito calor”, adiantou o metereologista.

Ele também comentou que com a entrada de uma frente fria nesta semana vai baixar um pouco a temperatura, mas que volta a subir com o enfraquecimento da massa de ar frio. “Provavelmente vamos ter períodos com temperaturas tão altas quanto foi no último fim-de-semana. Porém neste período vão ocorrer com maior freqüência as pancadas de chuva esparsas no final das tardes, que amenizam o calor”, ressaltou Duquia.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink