CI

Verão chega com boas perspectivas para a agricultura no PR

O bom desempenho das lavouras, provocado em parte pelas chuvas, está animando os agricultores


O verão se inicia oficialmente nesta quinta-feira (21-12), a partir das 21h22, com uma forte indicação que o período mais quente do ano também deverá ter muita chuva. Uma frente fria que chegou nesta madrugada de quinta-feira na região sul do Brasil trouxe mais chuvas, que devem atingir todo o sudoeste do Paraná, inclusive os municípios que não receberam as últimas pancadas. A freqüência das chuvas na grande maioria dos municípios da região também está animando os agricultores, que prevêem uma das melhores safras dos últimos anos.

Previsão climática

O bom desempenho que o tempo tem demonstrado neste ano também deve continuar para os próximos meses, revelou o metereologista do Simepar, Cezar Duquia. Segundo ele, a previsão é de que ocorra um final de ano chuvoso. “Pelo que temos observado, a tendência é que teremos um verão normal de chuvas, comparado com os anos anteriores de estiagens, com maior precipitação pluviométrica. Para o Sudoeste devemos ter um início do El Niño, mas com fraca incidência, seguido de chuva e muito calor”, adiantou o metereologista.

Ele também comentou que com a entrada de uma frente fria nesta semana vai baixar um pouco a temperatura, mas que volta a subir com o enfraquecimento da massa de ar frio. “Provavelmente vamos ter períodos com temperaturas tão altas quanto foi no último fim-de-semana. Porém neste período vão ocorrer com maior freqüência as pancadas de chuva esparsas no final das tardes, que amenizam o calor”, ressaltou Duquia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.