CI

Verba garante maior controle da raiva no RS


A confirmação de dois novos focos de raiva em Santana do Livramento levou o Estado a investir no controle da população de morcegos hematófagos. O Ministério da Agricultura (Mapa) liberou R$ 60 mil para uma nova série de ações, a partir de 3 de novembro. Técnicos da Secretaria da Agricultura (Seappa) pretendem evitar a progressão da doença, hoje limitada à fronteira com o Uruguai.

A verba será empregada no pagamento do combustível para deslocamento e das diárias dos 20 funcionários do Núcleo de Controle da Raiva, informou o coordenador do Programa Nacional da Raiva dos Herbívoros no RS, Nilton Rossato. O trabalho consistirá em varredura na área de dez a 15 quilômetros da fronteira com o Uruguai para o interior de Livramento e no trecho que vai da localidade de Upamoriti até a altura do município uruguaio de Massoller (cerca de 70 quilômetros). Além dos casos confirmados, há suspeita em cinco propriedades, onde morreram 40 animais.

A mesma ação deverá ser desenvolvida em raio de 15 quilômetros no Uruguai. "A raiva não causou problemas mais sérios no lado uruguaio, porque é uma região de reflorestamento. Para nós, a situação é grave, porque 80% do nosso rebanho está aqui." O trabalho também será feito nos municípios de Pedras Altas, Herval e Jaguarão, região que tem alto risco de alastramento devido à grande população de morcegos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.