CI

Vereador de Lucas (MT) vai entregar Moção de Apelo a órgãos competentes


A situação das dívidas dos produtores vem preocupando o setor agrícola de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O vereador do município, Jiloir Augusto Pelicoli, apresentou na última sessão extraordinária da Câmara de Vereadores uma Moção de Repúdio que após um entendimento entre os vereadores, tornou-se uma Moção de Apelo, tendo como base a agricultura.

Na tarde de quinta-feira (24-02), o vereador concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal InexaMais onde explicou sobre a Moção: "Alguns agricultores de Lucas me procuraram e comentaram que a agricultura está em uma situação difícil e ninguém está fazendo nada. Sabemos que não é a Câmara Municipal de Lucas que vai resolver este problema, mas eu tenho certeza que alguém tem que dar o primeiro passo. A agricultura é o celeiro do mundo e nós sabemos que esta situação em que se encontra a agricultura é muito difícil. Teremos um problema muito sério, o desemprego aumentará ainda mais, pois muitas empresas fecharão suas portas", explicou.

Pelicoli acrescentou ainda que: "na situação em que a agricultura se encontra hoje, existe uma dívida que é impagável, porque colhendo a supersafra do jeito que está, mas comparando ao parâmetro que se encontrava na época em que foi plantada e agora na época de vender, com certeza o agricultor terá um problema muito sério; terá que renegociar a dívida. Caso algum agricultor não consiga renegociar, ficará sem crédito para plantar a safra 2006, com certeza isto acarretará um problema muito sério", afirmou.

A Moção de Apelo será encaminhada aos órgãos competentes, como afirmou o vereador: "Nós encaminharemos ao Ministério da Agricultura, Senado da República, Câmara dos Deputados, Secretaria de Estado da Agricultura, Famato e às multinacionais. Eu me senti realmente na obrigação de entrar com esta Moção de Apelo e encaminhar aos órgãos competentes para vermos se lá na frente conseguiremos, pelo menos, manter o crédito para o agricultor para que consiga plantar a safra 2006", finalizou o vereador.

A produtividade nas lavouras de soja de Lucas do Rio Verde deverá aumentar nesta safra, de acordo com dados recentes divulgados pela Secretaria de Agricultura do município e do Sindicato Rural Patronal. Os números comparam a produção da safra 2003/04 e a estimativa de produção da atual safra na região. Nesta safra, 2004/05, estima-se que a área foi a mesma da temporada anterior, de 216 mil hectares. Mas a estimativa é de que a produtividade deverá atingir 3.120 quilos por hectare contra 2.946 Kg/ha da temporada 2003/04.

Mesmo com este aumento na produtividade, os lucros não serão consideráveis, isto porque o dólar não tem cooperado nesta questão. Sendo assim, boa parte dos produtores rurais deverá ter problemas na hora de quitar suas dívidas de custeio e investimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.