CI

Veterinário emite diagnóstico de novilhas do Leilão Estrelas do Norte

A primeira edição do Leilão Estrelas do Norte contemplará apenas fêmeas Nelore em idade de reprodução.


As principais atribuições do médico veterinário Davi Soutinho, no acompanhamento do Nelore em  oferta no  Leilão Estrelas do Norte, passa por sessões seguidas de visitas às propriedades para a realização dos diagnósticos de prenhezes, exames ginecológicos e de sanidade, como o de Brucelose.

Ele tem se desdobrado para examinar fêmea por fêmea das quatro propriedades dos promotores Marcelo Loureiro, Flávio Vilela, Osman Loureiro e Marco Maranhão. Na última semana, Davi esteve conferindo o diagnóstico de prenhezes das fêmeas do Nelore FLOC, do criador Osman Loureiro. 

“Nesse dia avaliamos o aparelho reprodutor das novilhas para atestar suas gestações. Separamos a formação de lotes por fêmeas prenhes e  grupos de vazias aptas para a próxima estação de monta”, conta. Todas se encontram com certificação positiva para prenhez de monta natural e com data de previsão de parto entre abril e agosto.  

Esse trabalho de assessoria veterinária  começou em meados de agosto, mas o planejamento, segundo o criador Osman Loureiro, vem desde o nascedouro da ideia de ofertar apenas baterias de fêmeas, ainda em 2015.

“O trabalho técnico e todo conhecimento que um profissional da veterinária tende a nos passar é substancial para a formatação de um bom leilão. Os animais precisam estar 100% saudáveis e tranquilos. Davi tem uma olhar crítico na avaliação do animal e isso soma para credibilidade do nosso trabalho”, argumentou. O veterinário também tem  ajudado escolher as novilhas nas fazendas dos parceiros convidados de leilão.

Remate
A primeira edição do Leilão Estrelas do Norte contemplará apenas fêmeas Nelore em idade de reprodução. Serão 45 lotes com 30 novilhas comerciais e mais 15 novilhas puras da raça. “Excelente alternativa para os criadores que precisam de reposição ou que desejam substituir suas novilhas que não deram bons resultados”, diz o promotor Marcelinho Loureiro, do Nelore Santa Catarina.  O remate acontece no próximo dia 26 de outubro, no Parque da Pecuária, em Maceió/AL.

Serviço
1º Leilão Nelore Estrelas do Norte de Alagoas
Data: 26/10/2016
Hora: 19h
Local: Parque da Pecuária – durante a 66ªExpoagro/AL

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.