CI

VI Encontro de Entidades Cooperadas do Senar é realizado em Patos de Minas

VI Encontro de Entidades Cooperadas do Senar Minas em Patos de Minas reuniu entidades que representam o Senar

Um dia inteiro para falar do trabalho do homem no campo, que alavanca o desenvolvimento e a economia do nosso país, mas que enfrenta desafios diariamente. O VI Encontro de Entidades Cooperadas do Senar Minas em Patos de Minas nessa quarta-feira (18) reuniu, no Gálatas Golden Hotel, as entidades parceiras que representam o Senar nos 56 municípios do Alto Paranaíba, Alto São Francisco e Noroeste Mineiro.

O superintendente do Senar Minas, Antônio do Carmo Neves (foto abaixo), abriu o encontro falando sobre os 25 anos da entidade e o trabalho realizado ao longo desse tempo. Ele também apresentou as ações previstas no Planejamento Estratégico do triênio 2018/2020, elaborado pela recém-criada Comissão Consultiva, composta por núcleos gestores do Senar Minas, gerentes regionais, presidentes de entidades cooperadas, instrutores e mobilizadores de cursos.

“Essa aproximação com quem leva o Senar aos municípios, que são as entidades cooperadas, é extremamente importante para informar o caminho que pretendemos seguir nos próximos três anos, e também ouvir as sugestões para uma melhor atuação do Senar. Essa conversa é que faz a gente avançar cada vez mais no processo de levar um bom trabalho aos municípios”, disse.

O gerente regional do Senar Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho (foto abaixo), apresentou dados sobre a realização de cursos e treinamentos na área de abrangência do Escritório Regional em 2017. O ano terminou com aproximadamente 20.000 pessoas capacitadas em 1.435 cursos e programas especiais gratuitos. Também foi abordado o tema Planejamento, com objetivo de alinhar as ações para o ano de 2019. “O encontro é um momento importante e aproxima cada vez mais os dirigentes das nossas entidades parceiras, os mobilizadores e a equipe técnica do Senar”.

À tarde, o assessor de planejamento do Senar, Celso Furtado Júnior (foto abaixo), orientou os participantes sobre novas plataformas online que já estão sendo utilizadas para controle dos cursos desenvolvidos pelas instituições.

Novo Sindicalismo

Ao final do dia, o presidente da Faemg, Roberto Simões(foto abaixo), falou das perspectivas e desafios para o triênio 2018/2020 e do Novo Sindicalismo. “Sem a obrigatoriedade da contribuição sindical teremos que fazer um sistema novo, melhor do que o que temos atualmente, e temos capacidade para isso. Vamos mostrar aos produtores a eficiência do nosso sistema, os serviços que ele vai prestar cada vez melhor e eles vão sentir que o sistema é imprescindível porque é o único legalmente constituído e que representa o produtor”.

O presidente também falou da importância de eleger políticos que apoiem a classe rural neste ano de eleições. “Nós precisamos eleger pessoas que, pelo menos, conheçam nosso sistema. Não precisamos de favores, nós precisamos de honestidade, de coisas que nos atinjam diretamente nos problemas eternos com os quais lidamos: infraestrutura, meio ambiente e segurança, por exemplo. Então precisamos votar em quem nos apoia”.

Patos de Minas foi o oitavo município a receber o evento, que já passou por Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Passos, Uberaba, Viçosa e Sete Lagoas. Os próximos encontros acontecerão em Araçuaí, Montes Claros e Belo Horizonte.

Elhon Cruvinel, presidente SPR de Patos de Minas.

“Esse encontro é grande prova de quanto o Senar está preocupado com o homem no campo. Ficamos felizes em realizá-lo aqui em nossa cidade, sem dúvida trará bons resultados”.

Adriano Pereira, mobilizador SPR de João Pinheiro.

“No encontro ficamos sabendo de tudo o que está sendo feito em nossa região, conhecemos melhor os colegas, estreitamos caminhos e ouvimos sugestões para melhorar nosso trabalho”.

Osmar Júnior, presidente SPR de Patrocínio.

“Diante de um encontro desse tamanho vemos o quanto os sindicatos valorizam o Senar e também mostramos a força da nossa região. Em Patrocínio os cursos do Senar têm feito toda a diferença”.

Marcos Santos, mobilizador SPR de Monte Carmelo.

“O encontro é importante para alinhar informações, o Senar sempre está trazendo coisas novas. Os presidentes estando aqui nosso trabalho fica mais alinhado”.

Pablo Carvalho Cardoso, presidente SPR de Monte Carmelo.

“Foi extremamente importante reunir tantas lideranças em prol do desenvolvimento no campo, dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares”.

Reinaldo Tavares, mobilizador SPR de Guarda Mor.

“Nós precisamos desse encontro para troca de informações. É importante o presidente do sindicato estar junto para conhecer melhor nosso trabalho de mobilização”.

Gê Porto, presidente SPR de João Pinheiro.

“É um encontro de muita importância. Além do entrosamento, ficamos por dentro das novidades, conhecemos quem chegou recentemente e estreitamos relações”.

Dita Oliveira, mobilizadora SPR de Paracatu.

“O encontro é muito importante para troca de experiências. Somos um grupo, mas nos encontramos pouco, então o melhor de tudo é essa interação entre todos nós”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.