CI

VI Encontro de Iniciação Científica e Pós-Gradução da Embrapa Clima Temperado

Nos dias 29 e 30 de setembro será realizado o VI Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação da Embrapa Clima Temperado.


Nos dias 29 e 30 de setembro será realizado o VI Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS). O evento apresenta um espaço para a divulgação, a promoção, o acompanhamento e a discussão dos trabalhos de iniciação científica e de pós-graduação realizados na Unidade de pesquisas em parceria com outras instituições de Ciência e Tecnologia. É uma iniciativa voltada à formação acadêmica, permitindo que  bolsistas e estagiários vinculados à programação de pesquisa apresentem trabalhos inéditos. Nesta edição serão apresentados 83 trabalhos nas mais diversas áreas de estudos. A adequação e mérito científico dos trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico do evento.
 
Com o tema Ciência: Empreendedorismo e Inovação, o encontro visa também proporcionar um momento de reflexão da pesquisa científica, de como tornar o conhecimento e a inovação em ferramentas para o desenvolvimento do empreendedorismo.
 
O cenário competitivo atual, pautado pela revolução tecnológica constante, além das eminentes crises econômica, política, ambiental e alimentar apontam a necessidade contínua de se adequar processos, gerar meios e produtos inovadores que desafiam os atuais limites da ciência e tecnologia. Embora a pesquisa científica tenha reconhecidamente méritos no desempenho da agropecuária brasileira, existe um espaço imenso a conquistar sobre a cultura da inovação e da adoção tecnológica juntamente com maior necessidade de aproximar as instituições do setor produtivo dos consumidores.
 
"O evento tem a intenção de criar um momento de ruptura de conceitos e incentivar a reflexão de como transformar o conhecimento, as experiências e a ciência em produtos que possam se tornar realidades para o setor produtivo, constituindo uma importante estratégia para uma agropecuária inovadora, competitiva e sustentável", disse o coordenador do evento, pesquisador Carlos Roberto Martins. 
 
A programação
 
O VI Encontro conta em sua programação com uma palestra de abertura Empreendedorismo e Inovação: Como transformar ciência e conhecimento em produtos inovadores para setor agropecuário, proferida, no dia 29, pelo Secretário da Produção e Agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso do Sul, Fernando Mendes Lamas, das 9h30 às 10h30. No dia 30, vai ser realizado o painel Desafios da ciência para Empreendedorismo e Inovação, tendo como coordenador o pesquisador Dori Edson Nava e com a participão dos painelistas, com os cases da Promip Holding S/A Empreendedorismo e Inovação, através do representante  Marcelo Poletti; o case da MRSBIO da ciência para o empreendedorismo, pelo representante Rafael da Silva Gonçalves e o representante da UFPel, Vinícius Faria Campos fará uma abordagem sobre os Desafios e soluções para um processo inovador: da academia para sociedade. 
 
Também neste ano, o evento conta com a Mostra de Vídeos. As propostas em vídeos tratam dos trabalhos submetidos ao evento e os participantes vão receber certificados com Mérito Inovador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.