CI

Viagem dos baristas campeões internacionais ao Brasil começa neste domingo

De 24 a 31 de julho, roteiro percorrerá três regiões de cultivo de café no país


A Ally Coffee, empresa do grupo Montesanto Tavares, ao lado da Atlântica Coffee, Cafebrás, InterBrasil Coffee, localizadas no Brasil, vai trazer para o país renomados baristas internacionais, campeões e vice-campeões das duas principais competições mundiais do segmento, para uma viagem de uma semana a três regiões de cultivo de café no Brasil. Na excursão denominada “Viagem a Origem”, que será realizada de 24 a 31 de julho, esses profissionais conhecerão cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, visitarão fazendas, plantações de café e, ainda, conhecerão os produtores locais . Sempre tendo como um de seus focos de negócio a promoção do café brasileiro no exterior, esta é mais uma forma de a Ally divulgar o Brasil para o exterior como excelente produtor de cafés especiais.
 
O objetivo da Ally é apresentar a esses conceituados baristas a qualidade do grão brasileiro e toda a cadeia produtiva do café brasileiro. “Ao mesmo tempo, queremos que os produtores conheçam esses profissionais que promovem o grão especial em todo o mundo”, explica Bruno Tavares, CEO da Ally Coffee, empresa que atua como importadora e distribuidora de café no mercado americano e no europeu.
 
Os baristas, que são profissionais especializados na criação de bebidas a base de café de qualidade, terão uma agenda cheia no Brasil. A chegada será em Vitória (ES), seguindo para Venda Nova do Imigrante. De lá irão para o Alto Caparaó, em Minas Gerais, e conhecerão as fazendas Primavera, em Angelândia, e Matilde, em Capelinha, ambas do grupo Montesanto Tavares. O roteiro termina em Belo Horizonte, onde conhecerão a Wäls e a Academia do Café.
 
A viagem vai contar com nomes de peso como Tetsu Kasuya, do Japão, Lemuel Butler e Andrea Allen, ambos dos Estados Unidos, e de outros ganhadores do Specialty Coffee Association of America, realizado em abril, em Atlanta, nos Estados Unidos, e do World Barista Championship 2016, realizado em junho, em Dublin, na Irlanda. “Esses baristas são considerados celebridades nesse meio especializado e os teremos aqui nessa viagem ao nosso país”, comemora Ricardo Pereira, Diretor de Cafés Especiais da Ally Coffee e idealizador da viagem.
 
Para animar a excursão, os campeões trabalharão em equipes em vários desafios informais em torrefação, fabricação de cerveja e preparação de café espresso. Também se encontrarão com baristas brasileiros em uma cervejaria artesanal em Belo Horizonte e prepararão suas bebidas no meio do campo de café para os funcionários da fazenda Primavera avaliarem, algo novo para eles.

Baristas que participarão da “Viagem a Origem 2016”:
Tetsu Kasuya, Japao  
Lemuel Butler, USA   
Andrea Allen, USA     
Todd Goldsworthy, USA        
James Tooill, USA
Tony Querio, USA
Kyle Belinger, USA
 
Roteiro da Viagem:
24/07 – Domingo
Chegada em Vitória (ES), seguir para Venda Nova do Imigrante.
 
25/07 Segunda-feira
Visita aos produtores parceiros da COOPEAVI
 
26/07 Terça-feira
* Almoço na Cachoeira das Andorinhas, propriedade do Sr. Paulino
* Visita à fazenda do Sr. Paulino.
* Subir até a "tronqueira", último ponto de acesso via carro do Pico da Bandeira à 1.970 metros de altitude. Fazer um café da tarde lá no alto.
 
27/07 Quarta-feira
Visita ao produtor Clayton - fazenda Ninho da Águia (ganhador de vários concursos regionais   e nacionais)
Visita ao armazém da Interbrasil
Cupping session na Interbrasil
Visita à cafeteria Cacau Bandeira
 
28/07 Quinta-feira
Fazenda Primavera, em Capelinha (MG)
Visita às lavouras e à estrutura da fazenda
 
29/07 Sexta-feira
Cupping session New Crop
Visita à fazenda Matilde
Desafio de Baristas com cafés da fazenda Primavera
 
30/07 Sábado
Chegada a Belo Horizonte
Visita à cervejaria Wäls
 
31/07 Domingo
Visita à Academia do Café

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.