Viçosa (MG) vai exportar café para a Itália

Agronegócio

Viçosa (MG) vai exportar café para a Itália

Parceria entre os produtores de Viçosa (MG) e a illycaffe levou à exportação de café para a Itália
Por: -Admin
1 acessos

Um exemplo de união entre os pequenos produtores do município de Viçosa, em Minas Gerais, levou à formação de uma parceria com a empresa italiana illycaffe para exportação de café para aquele país. Esses produtores fazem parte do Programa Municipal de Fomento à Cafeicultura, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Viçosa, que atende 101 pequenos produtores de café.

Hoje, os produtores que participam desse Programa têm lucros 25% maiores do que os que não participam e já se preparam para expandir as suas exportações para os Estados Unidos e a Eslovênia ainda este ano. O sucesso dessa iniciativa, que já está em seu sétimo ano de realização, será usado como modelo para outros municípios brasileiros, por iniciativa da Embrapa Café, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa.

O programa vem sendo desenvolvido em fases. Na fase inicial, o investimento foi no aumento de tecnologia nas propriedades, que antes se baseavam em formas de cultivo tradicionais, oriundas de conhecimento familiar, passado de geração para geração. Durante esses sete anos de desenvolvimento do programa, a assistência técnica vem sendo individualizada, com resultados muito positivos.

Atualmente, a produtividade média do município de Viçosa é maior que a média nacional estadual. A parceria com a illycaffe, que é uma referência no mundo para qualidade de café expresso, deu ainda mais fôlego ao programa, na busca de alternativas de comercialização.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink