CI

Vídeo mostra boas práticas e planejamento na produção de carneiros, ovelhas e cordeiros

Evandro Neves Muniz e Samuel Figueiredo de Souza mostram como práticas podem aumentar a produtividade


Evandro Neves Muniz e Samuel Figueiredo de Souza mostram como práticas podem aumentar a produtividade

A Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Informação Tecnológica divulgam no Youtube o programa Dia de Campo na TV onde mostra as boas práticas no manejo e planejamento nutricional para produção de carneiros, ovelhas e cordeiros (ovinos) na região dos Tabuleiros Costeiros.

O pesquisador Evandro Neves Muniz e o médico veterinário Samuel Figueiredo de Souza, ambos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Aracaju, Sergipe, mostram como práticas de manejo simples e de baixo custo adaptadas à realidade do bioma dos Tabuleiros Costeiros podem aumentar a produtividade e a qualidade dos rebanhos, reduzindo os custos de produção da atividade e permitindo o fornecimento de produtos de qualidade e com alto valor agregado para estabelecimentos de alta gastronomia.

O planejamento e as recomendações são, sobretudo, quanto à qualidade, quantidade, formas de armazenamento e fornecimento estratégicos dos alimentos, bem como deve-se adaptar as fontes de nutrientes de acordo com o clima local. "Como nós humanos, os animais também precisam estar bem alimentados e nutridos para que tenham um bom desenvolvimento, e esses alimentos devem ser planejados de acordo com a localidade e necessidade dos animais" disse Samuel Souza.

"Realizando as boas práticas no manejo, o produtor ganha na produtividade, no número de animais produzidos por elevação da prolificidade e na redução da mortalidade, tornando assim a atividade viável, atingindo índices produtivos satisfatórios com maior retorno econômico", complementa o pesquisador Evandro Muniz.

Samuel acrescenta ainda que o papel do produtor perante a sociedade, o criador de animais, ao adotar as boas práticas no manejo, colabora com a melhoria do rebanho no país, fornece alimentos de qualidade e contribui com a saúde de todos os consumidores de produtos derivados da ovinocultura.

Clique aqui para assistir o vídeo
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.