CI

Vídeo para Semana da Alimentação destaca benefícios do ovo

O vídeo se integra à programação da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul


Foto: Pixabay

Produzido pela Emater/RS-Ascar na região de Ijuí, vídeo destaca as qualidades nutricionais do ovo de galinha, o modo mais saudável de consumir esse alimento, além de cuidados com a higiene e como mantê-lo preservado por mais tempo no refrigerador. O vídeo se integra à programação da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul (12 a 18/10) e também apresenta cuidados com a criação de galinhas coloniais.

"Há um tempo atrás, o ovo foi rotulado como vilão da dieta, porém estudos científicos comprovaram que ele traz muitos benefícios à saúde. O colesterol presente na gema não tende a aumentar o colesterol sanguíneo, se o ovo for consumido com moderação", disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Délis Markus Schwertner. Muitas calorias separam um ovo cozido de um frito. "No ovo cozido temos 88 Kcal. Na versão frita, 144 Kcal", disse Délis.

O bem-estar das galinhas é fundamental para a qualidade do ovo. "Orientamos para que se tenha um local adequado de criação, um galinheiro, e para que as aves possam ter um local para caminhar, correr no pátio", disse o extensionista da Emater/RS-Ascar, Antônio Altíssimo.

Os ovos têm uma casca porosa e devem chegar limpos até o consumidor. "Podemos fazer a higienização dos ovos, colocando uma colher de água sanitária em um litro de água e deixando os ovos de molho durante 15 minutos", recomendou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Rejane Gollo Fornari.

O ovo tem curta validade, contudo é possível mantê-lo saudável por mais tempo, por meio do congelamento. "Podemos congelar os ovos inteiros, somente as claras, ou somente as gemas", explicou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Sandra Spada.

Além de nutritivo, conter vitamina D, melhorar a memória e proteger a visão, o ovo produzido na propriedade rural faz bem para as finanças da família. "Uma família que produz ovos na sua propriedade e consome três dúzias por mês deixa de gastar no supermercado, em média, de R$ 15,00 a R$ 20,00 por mês", analisou a também extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza.

"É uma fonte de renda a mais e é um alimento que a gente pode consumir também", disse, durante o vídeo sobre ovo, a agricultora Maria Helena de Pelegrin, do interior de Pejuçara.

O vídeo sobre os benefícios do ovo pode ser visto, na íntegra, no Programa Rio Grande Rural, que a Emater/RS-Ascar mantém no Youtube.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.