CI

Vietnã suspenderá tarifas sobre o trigo dos EUA

A redução recém-anunciada segue uma de julho de 2020


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

Como parte de um pacote bilateral anunciado durante a viagem da vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris ao Indo-Pacífico esta semana, o Vietnã reduzirá ou eliminará as tarifas de importação em várias commodities dos EUA, incluindo trigo. As suspensões tarifárias deverão ser implementadas em breve e ajudarão a reduzir os custos com alimentos para o povo vietnamita. Também ajudará a tornar o trigo dos EUA mais competitivo no crescente mercado de trigo do Vietnã. 

Reagindo à notícia, a US Wheat Associates (USW) disse ser grata ao governo Biden e ao Serviço de Agricultura Estrangeira (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA por seu trabalho junto ao Ministério das Finanças do Vietnã para reduzir o custo do trigo para os moleiros e consumidores do Vietnã. “O Vietnã, como muitos países este ano, teve uma inflação significativa nos preços de alimentos e rações devido ao aumento dos preços globais das commodities e aos impactos do COVID nas cadeias de abastecimento”, disse o USW. “O governo do Vietnã deve ser elogiado por tomar esta medida proativa para ajudar seus produtores e consumidores domésticos”. 

A redução recém-anunciada segue uma de julho de 2020, quando o Vietnã reduziu sua tarifa sobre o trigo importado dos EUA (excluindo durum) de 5% para 3% em uma revisão de suas tarifas de Nação Mais Favorecida (NMF). O Vietnã foi o último país remanescente da Parceria Transpacífica Abrangente e Progressiva (CPTPP) aplicando uma tarifa contra as importações de trigo dos EUA, mas não contra o trigo canadense e australiano. 

Mesmo com as tarifas, as importações do Vietnã de trigo US hard red spring (HRS), soft white (SW) e hard red winter (HRW) excederam 500.000 toneladas no ano comercial de 2020-21, perdendo apenas em volume para a Austrália. Atualmente, o Vietnã importa em média mais de 3 milhões de toneladas de trigo por ano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.