Vietnã terá colheita de café menor em 2004/05

Agronegócio

Vietnã terá colheita de café menor em 2004/05

Por:
4 acessos

O tempo instável e o aumento dos custos da produção vão reduzir a safra de café do Vietnã, diz Doan Trieu Nhan, da Associação dos Produtores de Café e Cacau do Vietnã, (Vicofa).

A notícia apenas alimentou a curva de alta dos preços do café. Nos últimos 12 meses, as cotações acumulam alta de 51% na bolsa de Nova York.

Em 2004/05, o Vietnã vai colher uma safra de 10,5 milhões de sacas de 60 quilos, quase 30% menor que a colhida em 2003/04, de 15 milhões de sacas.

Nhan atribuiu grande parte da queda ao clima adverso na região central do Vietnã, afetada por uma prolongada seca e recentes inundações.

Problemas econômicos:

Neste ano a colheita, que tradicionalmente começa entre outubro e setembro, teve início somente em novembro. O atraso é atribuído ao aumento dos preços do petróleo. Com a alta dos combustíveis, os cafeicultores atrasaram a irrigação, o que resultou numa florada tardia.

No final de outubro, a Vicofa previu que a safra atual seria de 13 milhões a 13,5 milhões de sacas, mas a avaliação mais recente indica que talvez não supere os 10,5 milhões de sacas.

Segundo Nhan, também a safra de 2005/06 será menor em razão dos problemas climáticos deste ano. O aumento do custo dos fertilizantes, do combustível utilizado na irrigação e da mão-de-obra também ameaçam a produtividade da safra.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink