CI

Vietnã vai investir em lavouras produtivas de café


O Vietnã planeja deter um declínio na produção de café e ampliar as colheitas colocando foco nos plantios mais produtivos, disse Doan Trieu Nhan, chairman da Associação de Café & Cacau do Vietnã. O governo vietnamita visa obter produção, nos próximos anos, de até 11 milhões de sacas, ou 660 mil toneladas, em relação às 9 milhões de sacas, ou 540 mil toneladas, no ano-safra com término em setembro, disse Doan Nhan. Os produtores de café vietnamitas devem substituir as plantações de baixo rendimento e investir nas áreas mais produtivas.

A produção de café do Vietnã está em declínio após triplicar na segunda metade dos anos 90. O aumento da produção ajudou a reduzir os preços internacionais para baixas de três décadas no final de 2001. Isso reduziu a renda dos produtores vietnamitas, desestimulou plantios e cortou as exportações.

"Os preços de venda não podem cobrir os custos de produção e os produtores não viram motivo para cuidar de seus cafezais e até desejaram tirar o café de seus planos de lavoura", disse Nhan em um discurso preparado para uma conferência na Cidade de Ho Chi Minh.

"A produtividade está agora menor em conseqüência da falta de cuidado, fertilização e irrigação", afirmou Nhan. Ele disse que os produtores devem se dedicar a áreas maiores, em vez de plantar em solo pouco profundo, pedregoso ou afastado dos sistemas de irrigação e de transporte.

Os produtores prevêem que suas exportações de café cairão 27%, para 520 mil toneladas, no ano-safra com término em setembro. No ano passado, as remessas caíram 18% em relação às 874 mil toneladas exportadas em igual período do ano passado, quando o Vietnã era o segundo maior exportador mundial de café.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.