CI

Vietnamitas querem produzir mais café arábica

A produção do Vietnã será de 16,5 milhões de sacas nos 12 meses iniciados no dia 1º de outubro


O Vietnã que é o maior produtor mundial de café robusta trabalha com a Indonésia e com outros países do Sudeste Asiático para expandir a produção do café arábica por ser mais valorizado e mais demandado. As informações são do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

"Eles estão avançando mais no que chamam de café especial, o arábica", disse a economista do USDA, Debra Pumphrey. "É por isso que a produção está crescendo naquela região", acrescenta a analista. O Vietnã vem aumentando a produção de café nos últimos 15 anos, ultrapassando a Colômbia, hoje em segundo lugar, atrás do Brasil que lidera o mercado tanto em produção quanto em exportações. Aquele país está se tornando no segundo maior produtor mundial de café.

A produção do Vietnã será de 16,5 milhões de sacas nos 12 meses iniciados no dia 1º de outubro. Do total, o robusta representa 16,08 milhões, segundo as estimativas do USDA. A produção do arábica aumentará para 417 mil sacas, ante as 300 mil no ano passado.

O café robusta é usado principalmente para fabricar cafés solúveis e expresso. O grão negociado na Bolsa Européia subiu 22% no ano passado, para cerca de US$ 1,515 a tonelada métrica (US$ 0,69 a libra peso). Os preços do arábica, preferido pelas redes de cafés, como a Starbucks, tiveram pouca alteração no ano passado, em cerca de 1,18 centavos de dólar por libra peso em Nova York.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.