CI

VII Semana dos Alimentos Orgânicos começa neste domingo/PI

Além da capital, a semana de atividades será realizada em Esperantina, Corrente e Bela Vista do Piauí


Começa neste domingo (29) e vai até 05 de junho a VII Semana dos Alimentos Orgânicos. Além da capital, Teresina, a semana de atividades será realizada em três municípios: Esperantina, Corrente e Bela Vista do Piauí. Veja a programação do evento nos quatros municípios:

Teresina- Na segunda-feira (30), às 8h30, será realizada uma solenidade de abertura na Sede do Incra. Depois Maurílio Oliveira apresentará o Painel intitulado O mercado para produtos orgânicos. Em seguida ocorrerá a solenidade de entrega das Declarações de Cadastro de OCS. Durante toda a manhã os participantes poderão visitar a feira onde haverá degustação de alimentos orgânicos.

No dia seguinte, na Serra do Gavião, às 09 horas, será realizado o Dia de Campo sobre Adubos Verdes. Em seguida, a professora da Universidade Federal do Piauí- UFPI, Regilda Saraiva dos Reis, apresentará a palestra “Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional”, no Auditório da NOVAFAPI.

A programação da Semana dos Alimentos Orgânicos encerrará, no dia 1º de junho, às 16 horas, com a divulgação da Cartilha “O Olho do Consumidor”, que ocorrerá no Pão de Açúcar e Comercial Carvalho da Av. Homero Castelo Branco.

Região dos Cocais - Esperantina- A Semana dos Alimentos Orgânicos segue no município de Esperantina, com o Seminário de Produtos Orgânicos do Território dos Cocais, no dia 02 de junho, com uma exposição de produtos orgânicos durante todo o dia, no Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores. No dia do evento serão apresentadas seis palestras, quatro destas serão realizadas na manhã da quinta-feira. São elas: Mecanismos de Garantia da Qualidade Orgânica, com Adriana Barreto, Fiscal Federal do MAPA; Linhas de créditos do Banco do Nordeste para projetos sustentáveis, com Claudia Silva, técnica do Banco do Nordeste, e após o intervalo, às 10h10, as palestras continuam com o tema Roça Orgânica, com o Sr. Rodrigo, do povoado Vereda dos Anacletos e, por último, a palestra Licença Ambiental, com Sergio Pinheiro Landim, da Semar.

O evento segue, à tarde, com as palestras sobre PAIS e Tipos de Certificação, que serão apresentadas, respectivamente, por Robson Alves dos Santos, do SEBRAE, e pela pesquisadora Mariana Carvalhaes, da Embrapa Meio-Norte. Depois, os alunos da EFA Cocais falarão das Experiências desenvolvidas no campo experimental com produtos orgânicos. E para encerrar, será realizada a entrega da Declaração de Cadastro de Produtor Vinculado a OCS - Vereda dos Analetos.

Corrente- No município de Corrente a programação da VII Semana dos Alimentos Orgânicos será realizada no sábado (04), com Exposição de Alimentos em Transição Agroecológica, na Feira de Corrente. E ainda, na manhã do sábado, será divulgada a Cartilha “O Olho do Consumidor” e haverá a apresentação da palestra Unidade Demonstrativa de Produção de Substratos para Agricultura Orgânica, por Alcilane Arnaldo Silva.

Na Casa da Cultura, à tarde, as estudantes da UFPI de Bom Jesus, Marla Guedes Cordeiro Carvalho e Arlete Leite Lima apresentarão uma palestra sobre Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar, tendo como mediadores Janailton Coutinho e Lilian Silva Catenacci.

Bela Vista do Piauí- Na sexta-feira (04), no município de Bela Vista do Piauí, às 7 horas, o evento inicia com as inscrições e entrega de material do III Seminário de Apicultura de Bela Vista do Piauí. Em seguida, haverá a solenidade de abertura, e às 10 horas, Reginaldo Resende, do SEBRAE, apresentará a palestra intitulada Cooperar para competir . Um pouco antes do almoço, o Fiscal Federal do MAPA, Eduardo Piauilino, apresentará a palestra Passo a Passo para Aquisição do ER.

À tarde, Antonio Machado, do Banco do Brasil falará da Importância da Adimplência e Acesso ao Crédito como Estratégia – DRS (Desenvolvimento Rural Sustentável). Logo depois, será apresentado um Painel sobre Experiência de Comercialização de produtos orgânicos dos agricultores familiares da região de Simplício Mendes, com Anchieta Moura, da COMAPI. No final da tarde, às 16 horas, Claudécia Leite da Silva, do SEBRAE falará das Boas Práticas de produção para manutenção da qualidade orgânica. O evento mais esperado será a Festa do Mel, às 20 horas, com a escolha da rainha do mel adulta e mirim.

O evento continua no sábado, dia 05, com a realização da Mesa Redonda: Parcerias Estratégicas para a agricultura Familiar, com a presença de representantes da UNISOL, SEBRAE, FBB, BB-DRS, MDA, CODEVASF, CONAB, SDR e CONTAG. Depois de um breve intervalo, Antonio Baldoni, do IBD Certificações, falará sobre Certificação Orgânica em Grupo - Compartilhamento de Responsabilidade.

Efeitos Nocivos dos Agroquímicos para o Homem e o meio ambiente, Apresentação do Projeto + Mel e a Apresentação do PCAF - Projeto de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar serão as últimas apresentações da VII Semana dos Alimentos Orgânicos a ser realizada em Bela Vista do Piauí. Apresentações estas que serão realizadas, respectivamente, por Darcet Costa Souza, da UFPI; Juliana Bendini e Sergio Viana do projeto + Mel; e por último, Joelma Maia, da CONTAG.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Meio-Norte

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.