CI

Vinicultores de Santa Catarina querem apoio fiscal

Os produtores pedem apoio do Estado para competirem com os importados


Os produtores de vinho de Santa Catarina querem do governo estadual benefícios para melhorar a produção e concorrer com os produtos argentino e chileno, os mais tradicionais no Mercosul.

O setor ganhou, em 2006, redução de Imposto sobre Circulação de Mercadoria de Serviços (ICMS), de 25% para 17%, mas busca a renovação dessa medida e meios de comprar máquinas e insumos da cadeia produtiva mais baratos para poder se consolidar.

A Secretaria da Fazenda estuda a possibilidade de afrouxar os impostos de importação de máquinas, garrafas, madeira para barricas e cortiças para rolha, geralmente vindos da Europa. Os técnicos estariam atendendo a um pedido do governador Luiz Henrique da Silveira, por sugestão do recém-empossado presidente do Instituto Catarinense de Tecnologia da Vitivinicultura (ICTV), João Paulo Freitas.

- Como estamos na fase de consolidação, não conseguimos competir em condições de igualdade com os vinhos chilenos e argentinos, que chegam com preço inferior. Seria importante esse apoio porque esta cadeia tem um tempo médio de maturação de 10 a 15 anos - justifica Freitas.

A criação do ICTV é iniciativa da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), presidida por Freitas. Criada há um ano e meio, a entidade reúne os produtores que apostam num modelo embasado no turismo eno-gastronômico.

Instituto vai atuar na geração de conhecimento

O instituto atuará na geração de conhecimento, ciência e tecnologia aplicados segundo a ótica do setor produtivo, explicou Freitas. A atuação geral da atividade se dará em três pilares: técnico (por meio do ICTV), comunicação e marketing e institucional (mantendo relacionamento com o governo sobre financiamentos e impostos).

"Esses setores que trabalham com produtos de qualidade são como planadores que precisam de um avião para puxá-los" afirmou o governador, comparando o papel do avião ao do Estado, que pode auxiliar o setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.