Vipal lança projeto de educação ambiental
CI
Agronegócio

Vipal lança projeto de educação ambiental

A relação de preservação e respeito com o meio ambiente é um dos pontos altos da empresa
Por: -Marianna
A relação de preservação e respeito com o meio ambiente é um dos pontos altos da empresa que já tem na própria atividade um conceito ambientalmente correto. No próximo dia 23 de setembro, início da Primavera, a empresa dará mais uma mostra desse comprometimento.

Desde a sua fundação, em 1973, a Vipal conquista cada vez mais espaço entre as empresas que investem e acreditam no conceito de sustentabilidade. E não á apenas por conta da atividade na qual a empresa está inserida. Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo e 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

A trajetória de comprometimento com o meio ambiente, que possui várias passagens marcantes, ganha mais um capítulo com o lançamento do Projeto Arboreto, um espaço cultural e socioambiental que promoverá o estudo e a divulgação de algumas espécies nativas da Fazenda Tupi. De acordo com o dicionário Aurélio, Arboreto significa “Coleção de árvores plantadas para estudos científicos ou exibição ao público”.

Propriedade do Grupo Vipal desde 1989, a fazenda representa uma das últimas áreas restantes da Floresta de Araucária. Está localizada no distrito de Rio Branco, município de Nova Prata (RS), e possui uma área total de 962 hectares, entre mata nativa, campo, reflorestamento, lago e sede.

A Vipal montou um programa especial de Educação Ambiental para trazer a natureza existente na Fazenda Tupi mais próxima da comunidade. Este programa está voltado para estudantes de todas as faixas etárias e tem o objetivo de mostrar o estudo, valorização e preservação da flora local. Deste modo, para os estudantes, o Arboreto se transformará em uma extensão da sala de aula e em uma ferramenta do exercício de cidadania na preservação dos recursos naturais.

O espaço do Projeto Arboreto está localizado ao lado do Centro de Distribuição da Vipal em Nova Prata, RS e foi cedido pela prefeitura da cidade através da Lei Municipal nº 3.758/97, de 20 de junho de 1997.

Atitude Vipal: novo canal de conscientização e valorização das ações socioambientais
Simultaneamente ao lançamento do Projeto Arboreto, a empresa lança seu novo site voltado exclusivamente ao tema sustentabilidade.

Atitude Vipal é o novo site com os projetos e as ações socioambientais do Grupo. Com mais interatividade, é atualizado diariamente com notícias e dicas relativas aos cuidados com o meio ambiente e com a responsabilidade social.

Possui um twitter – www.twitter.com/atitudevipal e uma proposta de concurso cultural intitulado “Faça Parte dessa História”, onde as pessoas podem cadastrar fotos de suas ações em prol da sustentabilidade. Os internautas votam na melhor foto que, no final de cada mês, receberá brindes da Vipal e um kit chamado Sementes de Atitude com sementes de árvore para plantar.

Sementes de Atitude: desenvolvimento sustentável levado a sério

A tradição de atuar ativamente na melhoria e otimização do uso dos recursos naturais ganha o seu mais importante capítulo com o Projeto Sementes de Atitude, um marco na trajetória do Grupo Vipal em prol da sustentabilidade.

Kits contendo sementes de espécies nativas brasileiras, como o pau-fava, serão distribuídos entre os colaboradores, escolas, clientes e jornalistas em todo o país, visando incentivar o replantio de árvores e a troca de conhecimento sobre ações de preservação do meio ambiente. Mais de 50 mil sementes já foram distribuídas desde o lançamento do projeto em 2007. A partir do dia 23 de setembro de 2010, data em que se comemora a entrada da Primavera, mais 5 mil kits serão novamente distribuídos.

Sementes de Atitude nasce como um programa de replantio de árvores, mas vai além. É o projeto que dá nome ao braço ambiental do Grupo e incentiva as pessoas a criarem uma atitude sustentável através do conhecimento e da troca de experiências através do site Atitude Vipal.

As informações são da assessoria de imprensa da Vipal.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink