CI

Virose deve reduzir produção em até 10% no sudoeste do Paraná

Os triticultores no sudoeste do Paraná estão preocupados com uma nova doença que está atacando as lavouras de trigo em estágio de maturação


Os triticultores no sudoeste do Paraná estão preocupados com uma nova doença que está atacando as lavouras de trigo em estágio de maturação, e temem perdas de produtividade entre 5 e 10%. O amarelamento precoce das folhas, que ficam eretas, e na seqüência as manchas nas espigas, são os principais sintomas que vem chamando a atenção dos produtores e equipes de assistência técnicas na região. A preocupação se agravou nas últimas semanas, porque as lavouras passaram a apresentar com mais intensidade uma cor amarelada, diferente da maturação normal.


A dúvida foi sanada nesta quinta-feira pelo professor-doutor em fitopatologia da UPF-RS (Universidade de Passo Fundo), Erlei Melo Reis, que esteve avaliando algumas lavouras em Bom Sucesso do Sul. Um grupo de agricultores, representantes de uma multinacional de defensivos agrícolas e técnicos de uma revenda de insumos de Bom Sucesso do Sul acompanharam o pesquisador.

Segundo Reis, trata-se de uma doença comum e conhecida em outras regiões do país, chamada Virose do Nanismo Amarelo da Cevada. Embora seja mais comum em lavouras de cevada e de aveia, nos últimos anos passou a ser diagnosticada também no trigo. A presença da virose nas plantas de aveia espalhadas pela área de trigo confirma a tese, afirmou o doutor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.