CI

Vírus da gripe aviária avança na Ásia

As autoridades da província japonesa de Miyazaki pretendem desinfetar hoje toda a fazenda Taniguchi Furanjo Kurosaka


As autoridades japonesas começaram ontem (15-01) a incinerar 12 mil frangos de uma fazenda da província de Miyazaki, no Sudoeste do Japão, afetada pela gripe aviária, por temer que a doença possa se espalhar para outras granjas próximas. As autoridades da província japonesa pretendem desinfetar hoje toda a fazenda Taniguchi Furanjo Kurosaka, onde foi detectado um foco da doença. Foi encontrada uma variante do vírus H5, mas ainda não se sabe se é o tipo letal (H5N1).

Na quarta-feira as autoridades farão inspeções nas fazendas próximas, que abrigam 194 mil frangos, enquanto mantêm a proibição de transporte dos animais e dos ovos em um raio de 10 quilômetros. Esta proibição será suspensa se nas próximas três semanas não forem detectados mais focos. Cerca de 3.900 aves da granja afetada morreram por causa da doença e as outras 8 mil foram sacrificadas no domingo pelos donos da fazenda. Trata-se do quinto foco de gripe aviária detectado no Japão, mas até agora nenhum humano no país contraiu a doença. As autoridades de Hong Kong anunciaram a proibição de importar frangos do Japão, após a descoberta do foco.

Indonésia:

As esperanças do governo da Indonésia de que 2007 fosse um ano sem gripe aviária foram derrubados rapidamente, já que quatro pessoas morreram no país na primeira quinzena do ano, enquanto focos da doença ressurgem em outras nações asiáticas. A inexistência de novos casos de contágio do vírus em humanos na Indonésia no último mês de 2006 fez aumentar as esperanças de que o novo ano ficasse livre da pandemia, mas, em apenas duas semanas, novos casos de gripe aviária voltaram a ocorrer na Ásia.

O número de vítimas fatais na Indonésia já chegou a 61, com a morte de quatro pessoas em apenas uma semana. A Indonésia é o país do mundo mais atingido pela doença. A Indonésia é o país do mundo mais atingido pela doença. Desde 2003 foram registradas 161 mortes das 265 pessoas infectadas no mundo. A doença ressurge também no Vietnã, onde estendeu-se a uma quarta província.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.