CI

Vírus da gripe de aves leva KFC a fechar lojas


A cidade de Ho Chi Minh, a maior do Vietnã, proibiu ontem a venda local de todo tipo de aves até que se volte a ter segurança de que o vírus da gripe de aves, H5N1, não é transmitido ao homem por meio da ingestão de sua carne, disse Mai Quoc Binh, vice-chairman da Comissão Popular da cidade.

Com isso, a Kentucky Fried Chicken (KFC), cadeia de restaurantes especializados em frango frito, fechará nove restaurantes no Vietnã por um período mais longo que o feriado do ano novo lunar (Tet), disse John Wee, diretor de desenvolvimento comercial no grupo de companhias SUTL, em Cingapura, que detém uma participação na joint venture do KFC no Vietnã.

O feriado de Tet começa em 22 de janeiro, com a maioria dos estabelecimentos comerciais no país reabrindo uma semana mais tarde. A cadeia de restaurantes, que ontem iniciou o fechamento temporário de algumas unidades, poderá demorar a retornar à atividade, informou Wee.

"Decidimos fechar um pouco mais cedo este ano. É inegável que a gripe de aves afetou os negócios", explicou. A KFC poderá importar frangos de áreas não afetadas pela gripe, ou oferecer outros produtos, disse Wee.

Mais um caso fatal

Uma menina de oito anos morreu vítima da gripe de aves no Vietnã, no fim de semana. Foi a quinta morte registrada no país em conseqüência da doença, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS). A criança, da província de Ha Tay, começou apresentou os primeiros sintomas em 11 de janeiro, foi hospitalizada quinta-feira, e morreu sábado, comunicou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 2 milhões de galinhas morreram ou foram abatidas no Vietnã pelo surto de gripe, que atinge 15 províncias do país, segundo as cifras que o Ministério da Agricultura do Vietnã forneceu sábado para a OMS e a Organização Alimentar e Agrícola da ONU.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.