CI

Vírus mortal ameaça produção de camarão

O vírus DIV1 infectou grande parte da produção chinesa


Foto: Pixabay

Com produção de cerca de 1 milhão de toneladas de camarão, o Vietnã vive um drama com sua atividade aquícola. Um jornal da Malásia informou que um novo vírus tem potencial de dizimar toda a indústria de camarão vietnamita e que se aproxima do país.  

O vírus DIV1 foi detectado pela primeira vez em 2014 em amostras de lagostins, na província de Fujian, na China; camarão de pernas brancas na província de Zhejian e camarões gigantes de água doce em outras partes da China, causando inúmeras perdas nas produções chinesas. 

O vírus ressurgiu em fevereiro deste ano na província de Guangdong, infectando até um quarto das fazendas de camarão. O vírus DIV1 infecta camarões em todas as fases do crescimento e causa doenças em água salgada, salobra e em água doce.

No momento, não há informações sobre a infecção pelo vírus DIV1 no Vietnã. No entanto, para impedir que o vírus entre no país, o ministério solicitou ao Comitê Diretivo Nacional das províncias da fronteira que evitasse o contrabando de camarões e ração para a aquicultura.

As províncias do norte, que fazem fronteira com a China, foram instruídas a trabalhar no controle rígido do transporte dos produtos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.