CI

Vírus transgênico evita o greening

Produtores americanos utilizarão vírus transgênico em 2019



O greening ou Huanlongbing (HLB) é uma doença bacteriana que afeta a citricultora, sendo a principal causa de perdas em laranjas. No caso do estado da Flórida, nos Estados Unidos, se estima que a doença chegou a afetar 80% dos pomares e contribuiu para uma redução de 60% na produção de laranjas e frutas desde um recorde do final dos anos 1990. Mas agora parece surgir uma solução a partir desse mesmo estado.

A empresa Southern Gardens Citrus desenvolveu uma versão do vírus Citrus tristeza para atacar a bactéria que causa o greening. O vírus tem sido modificado para carregar uma proteína defensiva encontrada no espinafre. Quando a bactéria do greening entra em contato com a proteína, a mesma mata a bactéria pela perfuração das paredes celulares, causando um vazamento dos conteúdos. A companhia inocula a bactéria através de galhos contendo o vírus em outras árvores. O vírus então flui no sistema vascular, onde encontra e mata a bactéria.

Em Fevereiro, a Southern Gardens Citrus solicitou uma permissão de liberação ambiental do vírus. O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos deve permitir que os produtores do estado da Flória comecem a usar o vírus em 2019, segundo informações do site Politico.

Os produtores da Flórida esperam que os genes das árvores não sejam modificados, segundo o Blog Hit & Run. No Brasil, a doença citrícola chegou a atingir 16,7% dos pomares de laranja de São Paulo e Minas Gerais nesta safra. O número de árvores doentes foi estimado em 32 milhões, de acordo com a Fundecitrus.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.