CI

Visita técnica mostrará potencial para produção de trigo em Mato Grosso

Será realizada, na sexta-feira (04.10), às 13h, na fazenda Sossego, em Nova Mutum, uma visita técnica à Unidade Demonstrativa de Trigo Irrigado, que conta com 13 variedades de cultivo. A iniciativa é da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Câmara Técnica do Trigo (CTT) da Secretaria de Denvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT).


De acordo com o coordenador da CTT, Hortêncio Paro, a visita técnica "tem o objetivo de mostrar a potencialidade da exploração e discutir a viabilidade e os gargalos do trigo irrigado cultivado em propriedades acima de 400 m de altitude, na região".

O evento destina-se a produtores rurais, empresas de assistência técnica, estudantes, pesquisadores, extensionistas e autoridades do setor. A participação é gratuita. A Fazenda Sossego localiza-se na estrada que dá acesso ao município de São José do Rio Claro. O acesso é pela BR-163 entre os municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, a cerca de 45 quilômetros de Nova Mutum. As inscrições e mais informações podem ser conseguidas pelo telefone (65) 9237-56-92, com Hortêncio Paro.


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participa da Câmara Técnica do Trigo (CTT), que visa alavancar o desenvolvimento sustentável da cadeia do trigo no estado por meio do Programa de Apoio à Cultura do Trigo (Protrigo). "Mato Grosso tem capacidade para ser um grande produtor de trigo, porém é necessário analisar a viabilidade econômica da produção", explica o diretor de Relações Institucionais da Famato e representante da entidade na Câmara, Rogério Romanini.

Programação

13h às 13h30 - Recepção e Inscrição;
13h30 às 13h45 - Abertura;
13h45 às 14h30 - Política de apoio à comercialização do trigo praticada pela CONAB - Engº Agrº Diogo Neia Eberhardt (CONAB/MT);
14h30 às 15h20 - A comercialização do trigo em MatoGrosso - Otto Correia (Moinho Belarina);
15h20 às 15h35 - Coffee break;
15h35 às 16h20 - Tecnologia usada na UD de Trigo Irrigado, custo e retorno da exploração - Engº Agrº Hortêncio Paro (EMPAER-MT);
16h20 às 18h00 - Visita técnica a campo na U.D. de Trigo Irrigado para nivelamento, troca de experiências e debate - Engº Agrº Hortêncio Paro (EMPAER-MT) e Lino José Ambiel (Fazenda Sossego);
18h00 - Encerramento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.