CI

Vistoria será feita nesta semana no Sul do Mato Grosso

A Defesa Civil encaminhará uma comitiva para fazer vistoria em seis municípios da região Sul do Mato Grosso


A Defesa Civil estará encaminhando nesta semana uma comitiva com dois técnicos da Defesa Civil, um da Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato) e outro da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) para fazer vistoria em seis municípios da região Sul do Estado que estão solicitando situação de emergência devido a seca ocorrida entre os meses de janeiro e fevereiro de 2005.

Os seis municípios que receberão a visita dos técnicos são: Pedra Preta, Tesouro, Itiquira, Jaciara, Guiratinga e Alto Garças. Alto Araguaia, Alto Taquari, Rondonópolis e Torixoréo ainda não protocolaram a solicitação de vistoria na Defesa Civil e deverão ficar fora da lista de municípios a serem vistoriados.

O assessor da Defesa Civil do Estado, Gerson Vargas Lopes, destacou que os próprios municípios poderão estar adiantando o trabalho da vistoria reunindo documentos, fotos e imagens das plantações. Os municípios desta região estão contabilizando perdas de até 35% na safra de soja deste ano.

“Quando chegarmos ao local, vamos direto para as prefeituras que vão indicar as áreas a serem vistoriadas e apresentar os registros que fizeram das lavouras”, explic. Nos municípios a coleta de material fica a cargo da Comissão Municipal da Defesa Civil.

Os prefeitos aguardam há mais de uma semana a chegada dos técnicos. Segundo Gerson, o atraso ocorreu porque a Defesa Civil estava no Norte do Estado fazendo vistorias devido ao excesso de chuvas.

Em função da demora alguns prefeitos chegaram a solicitar que os produtores não mexam em determinados locais de suas lavouras para servir como prova da queda da produtividade. É que depois da colheita ou da perda da lavoura eles passam gradeando a terra para prepará-la para o próximo plantio.

Em Alto Garças, os produtores optaram por fazer registros, filmaram e fotografaram as lavouras. “Registramos tudo certinho para podermos comprovar as perdas e vamos entregar todo o material para a Defesa Civil”, revela o assessor do prefeito, Odair Xavier.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.