CI

Vitivinicultores pelotenses aperfeiçoam produção

"A partir desses encontros promovemos a integração entre as entidades e produtores, além da troca de experiências e de informação entre todos", explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Migliorini


O vinho produzido há mais de um século em Pelotas por imigrantes italianos, franceses, alemães e portugueses vem ganhando qualidade ano a ano. A partir de encontros que propiciam a troca de informações e experiências entre vitivinicultores, pesquisadores e técnicos, o grupo aperfeiçoa os conhecimentos passados entre gerações. Um destes encontros acontecerá nesta quinta-feira (6), na propriedade de João Camelato, na Colônia Maciel.

Cerca de 50 produtores e técnicos se reunirão a partir das 13h30min para discutir questões referentes à poda de videiras, tratamento fitossanitário, manejo de vinhedos e cuidados com o vinho. O evento é organizado pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal de Pelotas, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura e produtores de uva da colônia, e faz parte da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/RS-Ascar, que está em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

"A partir desses encontros promovemos a integração entre as entidades e produtores, além da troca de experiências e de informação entre todos", explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Migliorini. Estima-se que 60 famílias produzam vinho em Pelotas, a grande maioria nas Colônia Maciel, São Manoel, Rincão da Cruz, Santo Antônio e Vila Nova. "A qualidade da uva e do vinho vem melhorando muito. O pelotense aprecia cada vez mais o vinho local, que tem ainda um enorme potencial a ser explorado", frisa Migliorini. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.