CI

Vivatet LA 200 é o único medicamento do mercado que combate de uma só vez todos os agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina


Quimioterápico de longa ação, à base de Diminazeno, Piroxicam (antiinflamatório não hormonal) e 200mg de Oxitetraciclina o torna eficaz contra a Babesiose e/ou Anaplasmose em bovinos; medicamento foi desenvolvido pelo Clarion Biociências (Goiânia/GO).

A babesiose (Babesia bovis e B. bigemina) e a anaplasmose (Anaplasma marginale) bovina constituem-se nas principais enfermidades transmitidas pelo carrapato Boophilus microplus no Brasil. Esses parasitas causam a Tristeza Parasitária Bovina (TPB), responsável por prejuízos da ordem de US$ 500 milhões/ano à pecuária brasileira, estimados pelo Ministério da Agricultura.

Distribuída por praticamente todo o território nacional, a TPB se agrava com o aumento da população de carrapatos no pasto na primavera, atingindo seu pico no verão. A TPB resulta na elevação dos custos com manejo de animais e gastos com diagnósticos, medicações e perdas de animais por óbito.

A grande dificuldade no tratamento da TPB reside na difícil diferenciação entre anaplasmose e babesiose em nível de campo dada a similaridade entre os sintomas apresentados - febre, anemia e prostração. Para tratar a doença, de forma correta era necessário a identificação laboratorial do agente causador, através de exame sanguíneo, que leva tempo e dinheiro. Só após essa distinção, era possível aplicar a medicação correta. Outra prática muito comum no campo era a mistura de medicamentos diferentes para tratar as duas doenças que acabavam onerando muito o tratamento além de estressar violentamente o animal.

O problema foi solucionado com o lançamento do quimioterápico de longa ação Vivatet LA 200, do Clarion Biociências (Goiânia/GO). Medicamento pronto para uso e que combate os dois parasitas em uma única aplicação, na maioria das vezes, sendo o único medicamento no mercado com essa formulação.

O Vivatet LA 200 possui os três princípios ativos: oxitetraciclina e diminazeno, eficazes no tratamento da babesiose e da anaplasmose e o Piroxicam, que tem efeito antiinflamatório, analgésico e antitérmico. Essa associação de medicamentos acelera a recuperação do animal. Segundo o Dr. Gladstone Santos de Souza, Diretor do Clarion Biociências, Vivatet LA 200 garante uma ação rápida, segura e efetiva.

A preocupação com a rapidez no tratamento é muito importante. Há registro da morte de animais de dois a três dias após a observação dos primeiros sinais clínicos da doença. A gravidade da doença varia conforme a idade do animal, raça, nível de estresse e sua resistência aos agentes patogênicos. Em geral, os bovinos jovens são mais susceptíveis a TPB do que bovinos adultos já que os adultos possuem imunidade adquirida desde que tenham sido criados em contato direto com carrapatos.

Os locais mais atingidos pela TPB ficam no sul do país, principalmente na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No nordeste, por causa da seca, são encontradas áreas instáveis no sertão da Bahia, Pernambuco e Ceará.

Em qualquer situação, o controle do vetor, o carrapato bovino B. microplus, é a primeira medida para prevenir surtos da Tristeza Parasitária Bovina. Na maioria dos casos, os surtos acontecem por falta ou excesso de carrapatos, que acarreta respectivamente a falta de produção natural de anticorpos e a conseqüente infestação de rebanhos pouco resistentes à doença.

Embalagem inovadora – Com o objetivo de minimizar problemas com transporte, quebras durante o manuseio e exposição a elevadas temperaturas, Vivatet LA 200 é acondicionado em cartuchos térmicos individuais com nicho de isopor (EPS) e sua caixa de despacho tem o interior laminado com alumínio refratário (veja foto). Estas embalagens reduzem significativamente as três formas de propagação do calor – condução, radiação e convecção – do ambiente até o produto, evitando assim perdas por quebras dos frascos. “Este conjunto garante uma melhor conservação do medicamento desde a fabricação até o momento do uso pelo consumidor final”, explica Dr. Gladstone.

Sobre o Clarion Biociências – www.clarionbio.com.br

O Clarion Biociências, localizada em Goiânia/GO, é uma empresa 100% brasileira e voltada para pesquisa, desenvolvimento e lançamento de produtos veterinários ampliados. A empresa busca incessantemente apresentar ao mercado produtos que tragam inovações e vantagens para criadores, comerciantes sem se esquecer de melhorar a qualidade de vida dos animais de produção, de trabalho e de companhia.

Atendimento/Suporte aos Jornalistas

XCLUSIVE PRESS

Gualberto Vita - Assessoria de Imprensa AGROQUIMA

Tel.: (15) 9711-7966 / (15) 262-4142

e-mail: [email protected]

site: www.xclusive.com.br

Jornalista Responsável: O.P.Gessulli (Mtb 32.517)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.