Você já viu uma planta produzir flores diferentes ao longo do ano?
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Pixabay

DESCOBERTA

Você já viu uma planta produzir flores diferentes ao longo do ano?

Um estudo espanhol relatou o fenômeno
Por: -Leonardo Gottems
47 acessos

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Granada (UGR), da Estação Experimental de Zonas Áridas (CSIC) e das Universidades de Vigo, Pablo Olavide e Rey Juan Carlos descobriram que uma planta, denominada  Moricandia arvensis  - também conhecida como repolho arvense ou collejón - produz flores radicalmente diferentes na primavera e no verão. 

Esse curioso fenômeno, que os pesquisadores descreveram pela primeira vez em uma espécie, se deve à chamada plasticidade fenotípica, que é a capacidade de um genótipo de produzir diferentes fenótipos em resposta a mudanças no ambiente. É uma propriedade essencial dos seres vivos, cujo papel na adaptação e aclimatação às mudanças ambientais ainda não é totalmente conhecido. 

Os cientistas publicaram um artigo na revista  Nature Communications , no qual demonstram experimentalmente, tanto em condições naturais quanto em laboratório, a plasticidade fenotípica das flores dessa espécie vegetal que vive em ambientes semiáridos. 

Assim, na primavera,  Moricandia arvensis  produz grandes flores em forma de cruz, que são lilases e refletem  os raios ultravioleta.  Essas flores atraem principalmente abelhas grandes de língua longa como polinizadores. No entanto, ao contrário da maioria das espécies coexistentes, M. arvensis  mantém a floração durante o verão seco e quente do Mediterrâneo Ocidental. 

“Isso se deve à sua plasticidade em características vegetativas e fotossintéticas fundamentais que ajustam seu metabolismo a essas condições extremas de temperatura e déficit hídrico”, explica um dos principais autores deste trabalho, o professor de Genética da UGR Francisco Perfectti Álvarez. 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink