Você sabe como é o consumo do arroz no Brasil?
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Você sabe como é o consumo do arroz no Brasil?

A cultura apresenta grande importância por ser alimento básico de mais da metade da população mundial
Por:

O arroz é a terceira maior cultura de cereais do mundo, estado atrás apenas do milho e do trigo. A cultura apresenta grande importância por ser alimento básico de mais da metade da população mundial. No Brasil, sua preferência na dieta alimentar é reconhecida pelo seu consumo diário, principalmente, pelas classes socioeconômicas menos favorecidas. Isso explica as ações governamentais inseridas nos programas sociais para garantir sua participação nas refeições de cada dia da população.

Nas condições brasileiras, o arroz é consumido, principalmente, na forma de grãos inteiros. É classificado em três tipos de produto, de acordo com a forma de processamento: arroz beneficiado polido, arroz parboilizado e arroz integral. O primeiro é a forma predominantemente consumida na maioria das regiões brasileiras e é obtido a partir do descasque e do polimento do grão integral. O arroz parboilizado é o arroz que, ainda em casca, é submetido a um processo hidrotérmico que provoca a gelatinização total ou parcial do amido, passando, posteriormente, pelo descas que e pelo polimento. O arroz integral refere-se ao produto do qual, no processo de beneficiamento, é retirada apenas a casca. Este último, embora seja mais rico em nutrientes do que o arroz polido, é pouco consumido no Brasil.

*com informações da Embrapa


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.