CI

Volatilidade de preços leva o campo a buscar proteção

Conforme fonte de uma grande trading internacional com forte atuação no Brasil, é praticamente impossível não fazer hedging


Instigados pelo cenário menos favorável que se abriu para a produção e para os preços dos grãos nesta safra 2004/05, em grande parte por conta da prolongada estiagem na região Sul, agroindústrias e produtores rurais do país estão buscando instrumentos de proteção para evitar os riscos inerentes à volatilidade das cotações de commodities como a soja no mercado internacional. Na prática, empresas e agricultores procuram garantir, com tais instrumentos, valores mínimos de remuneração.


"Com esse tipo de proteção, agroindústrias e produtores se sentem mais confortáveis em investir sabendo o retorno mínimo para tocar seus projetos", afirma Arnaldo Corrêa, presidente da consultoria Archer Consulting. Segundo ele, a gestão de risco é peça tão importante para as empresas de commodities agrícolas com preços referenciados em bolsa quanto a gestão financeira, ou mesmo o rendimento agrícola e industrial. Não há estatísticas sobre o número de agricultores e agroindústrias que fazem proteção no Brasil. Mas, de acordo com Corrêa, trata-se de uma cultura mais arraigada em grandes multinacionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.