CI

Volume de chuvas acelera germinação da soja em Mato Grosso do Sul


O plantio da soja em Mato Grosso do Sul atingiu 600 mil hectares, o que corresponde 29,2% dos 2,1 milhões estimados para a safra 2013/14. O ritmo acelerado do plantio, segundo a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS), tem colaboração do volume de chuvas intercalado com períodos ensolarados. Neste mês de outubro os níveis pluviométricos no Estado variam de 1 a 75 milímetros, dependendo da região, situação que favorece a germinação das sementes.


O analista de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Leonardo Carlotto, afirma que o revezamento de sol e chuva, nos níveis que ocorrem no Estado, têm sido propícios para o sucesso do plantio. “Nas regiões produtoras as chuvas têm umedecido o solo e o deixado apto para a germinação. Enquanto que os períodos ensolarados possibilitam com que o produtor entre em campo com as máquinas e realize o plantio com eficácia”, assegura Carlotto.

Além de ser o maior produtor de grãos do Estado, o município de Maracaju se destaca pela velocidade do plantio e já apresenta 50% de sua área plantada, são 250 mil hectares de plantio finalizado. Na região norte, o município de Sonora se destaca, com 30% de sua área destinada a oleaginosa já cultivada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.