Volume de futuro agrícola atinge recorde na BM&F

Agronegócio

Volume de futuro agrícola atinge recorde na BM&F

O desempenho representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado
Por:
1 acessos

As instabilidades que tomaram conta do mercado de commodities agrícolas no mês passado fizeram com que a procura por proteção de preços aumentasse consideravelmente. O número de contratos agrícolas negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) bateu um novo recorde para o mês, com 84.975 papéis negociados. O desempenho representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além do crescimento mensal, no acumulado do primeiro trimestre de 2005, a BM&F também registra desempenho positivo. Nos três primeiros meses do ano foram negociados 237.924 contratos, um aumento de 0,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram comercializados na bolsa 236.858 papéis agrícolas.

Em termos financeiros, o desempenho também é positivo. A negociação dos quase 238 mil contratos este ano representou US$ 2,31 bilhões. O resultado significa um crescimento de 39,2% em comparação aos US$ 1,66 bilhão movimentado no primeiro trimestre de 2004.

Principais destaques

O mercado futuro do café, um dos que mais tem liquidez na bolsa, fechou o mês de março com uma queda de 21,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado. O número de negociações caiu de 47,46 mil contratos para 37,09 mil papéis. No acumulado do ano, os contratos de café também são inferiores aos negociados nos primeiros três meses do ano passado. As negociações passaram de 161.639 para os atuais 112.335, uma queda de 30,5%.

Já o mercado futuro da soja, um dos produtos que mais tem sofrido variações de preço, registrou crescimento de 15,9% em março, somando 5.396 contratos. De janeiro a março de 2005, no entanto, o número de negócios realizados chega a 13.381 contratos de soja, bem acima dos 1.384 movimentados no mesmo período do ano passado.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink